Eventos Pedagógicos

14/04/2017 17:28

13/04: A Escola Plena em Tempo Integral Prof. Antônio Epaminondas realizou o Feirão das Disciplinas Eletivas nesta 5ª feira

Nesta 5ª feira 13/04 véspera de feriado aconteceu na Escola Plena em Tempo Integral Prof. Antônio Epaminondas o grande “Feirão das Eletivas” onde todos nossos professores (Iran, Pryscila Salgado, Elizaine, Rômulo, Rheurysonn, João Soares, João Figueiredo, Marcelo, Thaiz e Priscila Freitas) deram um show de dinamismo criatividade, organização, integração e interdisciplinaridade.
Os temas das nossas Eletivas foram :
* MENTES CRIATIVAS ;
* BALAIO DAS ARTES ;
* CAIXA DE SURPRESAS;
* TODO PODER AOS ESTUDANTES? ;
* DIGA-ME O QUE COMES QUE TE DIREI QUEM ÉS. 

Dezenas de alunos assistiram com bastante atenção e interesse a apresentação das 5 Eletivas e depois fizemos as inscrições dos mesmos na Eletiva da sua escolha.

As Disciplinas serão oferecidas durante o semestre e no final haverá um grande evento fazendo a Culminância das Eletivas.

Para que tudo ocorra com organização e planejamento os professores elaboram o Plano da Disciplina de acordo com os seguintes itens:

PLANO DA DISCIPLINA ELETIVA

  • TÍTULO
  • DISCIPLINAS
  • PROFESSORES
  • JUSTIFICATIVA
  • OBJETIVO
  • HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • METODOLOGIA
  • RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS
  • PROPOSTA PARA A CULMINÂNCIA
  • AVALIAÇÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Afinal de contas, o que são as Disciplinas Eletivas?

São disciplinas temáticas, oferecidas semestralmente, propostas pelos professores

e/ou pelos estudantes e objetivam diversificar, aprofundar e/ou enriquecer os conteúdose temas trabalhados nas disciplinas da Base Nacional Comum do currículo.

O objetivo das disciplinas eletivas é trabalhar temas que envolvam os alunos, de uma maneira lúdica e prazerosa, sem perder o foco do desenvolvimento pedagógico. Após a apresentação feita pelos professores, os alunos escolhem qual eletiva querem cursar.

As disciplinas eletivas estão associadas diretamente com os pilares Aprender a Fazer e Aprender a Conviver. Os alunos, durante um semestre, podem escolher com quais colegas da escola querem estudar e, também, a matéria que desejam cursar. Estas escolhas têm como objetivo desenvolver a autonomia e a responsabilidade dos educandos.

A disciplina Eletiva valoriza o "fazer", a experimentação, a ação contextualizada, evitando seguir qualquer material preestabelecido. O professor escolhe como montar a Eletiva, como um "Projeto de Vida Acadêmica Semestral", inclusive, saindo da sua área de atuação e passando a pesquisador com seus alunos.


Realizamos "Feira de Eletivas", porque é uma forma de o professor "vender" a sua disciplina não convencional e os alunos poderem trocar ideias, sobre quais eles querem estar juntos estudando e quais são as mais interessantes.

 

 

DISCIPLINAS ELETIVAS NA ESCOLA: ENTENDA A IMPORTÂNCIA

Desenvolver habilidades além daquelas oferecidas pelas disciplinas tradicionais: esse é o principal objetivo das disciplinas eletivas. Muito comum em cursos de graduação, elas agora começam a fazer parte da grade curricular de muitas escolas que oferecem Ensino Fundamental e Ensino Médio. Representando uma forma de complementar os estudos, essas disciplinas buscam contemplar diferentes aspectos de desenvolvimento do ser humano em suas dimensões pessoal, profissional e social.

A grade curricular básica, composta por disciplinas, como Português, Matemática, História, Geografia, entre outras, é essencial para a formação do estudante. Porém, é preciso ir além do convencional e é justamente nesse ponto que as matérias opcionais revelam a sua importância: elas conferem a possibilidade de enriquecimento cultural, aprofundamento e atualização de conhecimentos específicos de certas áreas, complementando a formação tradicional oferecida pelas escolas.

Além de atrair a atenção dos estudantes, os cursos eletivos trazem outros benefícios para o ensino. A sensação de pertencimento ao ambiente escolar, de liberdade de escolha, fortalecimento da auto estima e a contribuição para a sondagem de aptidões estão entre os principais pontos positivos de se adotar as disciplinas eletivas no currículo escolar.

 

A Culminância

A finalização da Eletiva ocorre num momento que se chama “Culminância”.

É um dia, no final do semestre, no qual a escola se prepara para expor para toda a comunidade escolar o que foi produzido, em clima de compartilhamento de conhecimentos, de experiências,de aprendizados e de proposições de desafios para avançar nos próximos períodos.

Os produtos, sob a forma de relatórios de projetos de pesquisa, jogos, robôs, experiências cientificas, jornais,dramatizações, músicas, reportagens,HQ, curta-metragem etc., não são apenas apresentados, mas expostos à crítica pública. Todos têm a oportunidade de falar sobre o que aprenderam , as bases acadêmicas que construíram, as escolhas que fizeram e os valores que consolidaram. É um exercício rico de competências, que deverá ter sentido e significado por meio do conhecimento gerado pelo e para os estudantes, nas diversas dimensões da vida.

 

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo