Eventos Pedagógicos

08/06/2018 13:27

08/06: Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas celebra a Semana do Meio Ambiente com palestras educacionais e o plantio de mudas frutíferas

Semana bastante movimentada e produtiva na Escola Plena Prof. Antônio Epaminondas em alusão à Semana do Meio Ambiente.

Professores, funcionários e nossos jovens protagonistas não mediram esforços para que os eventos voltados para a Semana do Meio Ambiente fosse muito mais de conscientização, pois isso refletirá no lar de cada aluno nosso, pois devemos e temos que cuidar do nosso Meio Ambiente.

O coordenador do Projeto “ EPA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE” o professor Rômulo Figueiredo dos Santos que ministra as disciplinas de Biologia, Projeto de Vida e Prática Experimental que há 3 anos faz parte do corpo docente da escola ficou muito satisfeito com o resultado do projeto, pois o mais importante foi alcançado que é conscientizar os nossos alunos da  importância em preservar o ambiente em que vivemos, pois se queremos um meio ambiente melhor depende exclusivamente de nós.

Veja a programação da Semana do Meio Ambiente no EPA:

  • Palestra com o Sargento Rodrigues da equipe do Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental com os temas:

. Redução do contrabando e comércio ilegal de animais silvestres;

. Maior controle de desmatamento  da Mata Atlântica;

. Controle total da caça ilegal de jacaré no Pantanal;

. Controle das ações ilegais de extração mineral;

  • Palestra com a Gerente do Horto Florestal da Prefeitura Municipal de Cuiabá Zilda Helena com os temas:

. Ensino Fundamental: A importância da água;

. Ensino Médio: Área de Preservação Permanente;

 

  • Na disciplina de Projeto de Vida Palestra com a Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Cuiabá Sra. Saula por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano com o tema:

. Cidadania e cuidados com os animais domésticos;

 

  • Plantios na Horta, Mudas Frutíferas em torno da nossa escola(mudas doadas pelo Horto Florestal) e a implantação do Bosque atrás da Quadra Poliesportiva da Escola;

 

  • E encerrando a Semanal Mundial do Meio Ambiente com a Palestra com a Servidora da SEMA Sra. Solange com o tema sobre Resíduos Sólidos.

 

Para o aluno Gustavo Rodrigues do 2º Ano A do Ensino Médio o meio ambiente é importante, pois nos oferece tudo o que precisamos para sobreviver; desde as pequenas coisas até as maiores. Devemos ter a consciência de que se fizermos o mal para ele estaremos também fazendo para nós mesmos , pois precisamos de tudo que ele nos oferece.  E ações como essas feitas na nossa Escola é ótimo, pois teremos mais conscientização de  cuidar muito mais da Natureza, relata o jovem protagonista Gustavo Rodrigues.

Para a aluna Pollyana Virginia do 3º Ano A do Ensino Médio relatou que como todos já sabem, o meio ambiente é a nossa principal fonte de sobrevivência, afinal, como iríamos viver sem água, oxigênio, alimentos e outras coisas?  Devemos sempre cuidar e preservá-lo, por mais que seja com pequenas ações, por exemplo: junte seu próprio lixo jogando em locais apropriados e esteja ciente do que é lixo orgânico e inorgânico para facilitar a separação e o mais importante divulgue  essas pequenas atitudes para as pessoas ao seu redor, pois você não imagina o enorme bem que estará fazendo para o mundo. Para mim ações como essas é um dever na escola, é uma forma além de interação entre professores, alunos, funcionários e família, pois é uma ação solidária que estamos fazendo para melhorar o lar que vivemos e que iremos querer para os nosso filhos, pois isso fará a diferença no mundo, enfatiza a jovem protagonista Pollyana Virginia.

Já para a aluna Andyara Victória do 2º Ano A ela relata que nós seríamos verdadeiramente felizes só de ter a comum ligação com o verde das matas, e não a insanidade de declarar guerra contra o verde. O ser humano está correndo atrás de coisas que nem sabe explicar. O que estamos querendo?  Somos o topo da cadeia alimentar, mas somos também assim como todos os seres desde uma simples célula até os grandes animais, pois fazemos e compartilhamos de um mesmo espaço. E o mais horrível é ver que somos os únicos que podemos mudar isso, os outros seres só ficam na expectativa de saírem vivos das queimadas ou dos rios que secam... O triste é ver tanto sofrimento e o homem numa busca desesperada pelo fim dos tempos, enfatiza veemente a jovem protagonista Andyara Victória que com todas as adversidades que presenciamos nos dias de hoje acredita que ações como essas na escola é muito importante para nos conscientizar e consequentemente conscientizarmos nossa família, amigos e colegas, pois é uma corrente para que possamos ter o Meio Ambiente que sonhamos e almejamos.

 

Parabéns a todos que contribuíram direta e indiretamente, pois através de ações como essas possamos ter um Meio Ambiente muito melhor para todos.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo