Mural

Educação pede Socorro: Brasil é segundo país com pior nível de aprendizado

Brasil é segundo país com pior nível de aprendizado

Dos 64 países analisados, o Brasil ficou atrás apenas da Indonésia, que tem 1,7 milhão de estudantes com baixo desempenho

O Brasil tem o segundo maior número de estudantes com baixa performance em matemática básica, ciências e leitura em uma lista de 64 países de todo o mundo. Cerca de 12,9 milhões de estudantes com 15 anos de idade - de um total de 15,1 milhões que compõem o universo do estudo - não têm capacidades elementares para compreender o que leem, nem conhecimentos essenciais de matemática e ciências. Destes, 1,1 milhão são brasileiros.

As conclusões constam de uma análise sobre qualidade da educação de jovens publicada nesta quarta-feira, 10, pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris. O relatório, intitulado "Alunos de baixo desempenho: por que ficam para trás e como ajudá-los?", baseia-se em dados de 2012 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), da própria organização.

Dos 64 países analisados, o Brasil ficou atrás apenas da Indonésia, que tem 1,7 milhão de estudantes com baixo desempenho. Em termos percentuais, o País é o décimo pior avaliado, atrás de Catar, Peru, Albânia, Argentina, Jordânia, Indonésia, Colômbia, Uruguai e Tunísia.

Dos 2,7 milhões de alunos de 15 anos avaliados on Brasil, 1,9 milhão tinha dificuldades em matemática básica, 1,4 milhão em leitura e 1,5 milhão em ciências. Cruzados, os números indicam que 1.165.231 estudantes tinham dificuldades em cumprir tarefas básicas nas três áreas de conhecimento.

Outra constatação do estudo é de que o Brasil está no "top 10" de países mais desiguais do mundo no que diz respeito à diferença de desempenho entre estudantes de classes sociais altas e baixas.

Mas nem tudo são notícias negativas. O Brasil, diz a organização, é um dos nove países que mais reduziram - em 18% - o número de estudantes com problemas em matemática básica no período entre 2003 e 2012, ao lado de México, Tunísia, Turquia, Alemanha, Itália, Polônia, Portugal e Rússia.

Na área matemática, 67,1% dos alunos brasileiros estão abaixo do nível 2 - ou seja, longe dos níveis 5 e 6, que exigem mais conhecimento. Esses patamares são alcançados apenas por 0,8% dos estudantes brasileiros. No ranking, o País fica em 58º lugar, somando 391 pontos na escala do PISA, contra uma média de 494 pontos obtidos por estudantes que vivem em países-membros da OCDE, entidade composta por 34 nações.

Parte dos resultados ainda muito negativos do Brasil se deve à maior inclusão de estudantes no sistema educacional ao longo dos últimos 15 anos, ponderou ao Estado Alfonso Echazarra, analista da Direção de Educação da OCDE. Entre 2003 e 2012, o índice de escolarização passou de 65% para 78%.

Como a inclusão se dá incorporando alunos que estão na base da pirâmide social, em classes mais desfavorecidas, seus primeiros anos de educação são mais problemáticos, por frequentarem escolas com menos recursos, como ocorre em regiões rurais.

Nesse cenário, a redução do número de estudantes com problemas de base em matemática, leitura e ciências é um sinal positivo que pode ser comemorado. "O Brasil é um claro exemplo de que o investimento em educação leva a melhores resultados, o que nem sempre é o caso em outros países", explica Echazarra.

Em termos mundiais, entre os 12,9 milhões de alunos com desempenho baixo, 11,5 milhões têm problemas em matemática, 8,5 milhões leem com dificuldades e 9 milhões têm lacunas no aprendizado de ciências.

Para romper o ciclo de baixo nível educacional, a OCDE recomenda que os governos nacionais identifiquem os estudantes com baixa performance e lhes ofereçam estratégias para recuperação de nível.

Entre as propostas da entidade, a maior parte tem caráter estrutural: reduzir a desigualdade no acesso à educação, estimular a inscrição escolar o mais cedo possível, envolver os pais na comunidade escolar e fornecer programas de auxílio financeiro às instituições de ensino e às famílias carentes. Com informações do Estadão Conteúdo.


Promoção de Frutas, Legumes e Verduras é no Supermercado Astra Mix :Tomate a R$ 4,89 kg aqui no Astra Mix Loja 02 -Goiabeiras -Fone: 65 3052 2570

Supermercado ASTRA MIX: O endereço certo para você fazer as compras para sua casa com comodidade, bom atendimento e ótimos preços.

Sempre pensando em melhor te atender. Temos duas lojas para a sua maior comodidade:

* Loja 01 = Tijucal - Fone: 65 3665 2648

(Abrimos todos os dias das 6h30 às 20h)

* Loja 02 = Goiabeiras - Fone: (65) 3052 2570

(Abrimos de 2ª feira a Sábado das 6h30 às 20h e aos Domingos das 7h às 12h)

Venha para o Astra Mix você também !!!

Estamos lhe esperando!!!!

 


Absurdo: Mulher tem casa incendiada após se recusar a fazer sexo com o Ex

24/01/2016 06h00 - Atualizado em 24/01/2016 06h00

Doméstica tem casa incendiada após se recusar a fazer sexo com ex-marido

Campanha nas redes sociais recebe doações para vítima de Campinas.
Mecânico invadiu espaço e exigiu ato sexual na frente do filho de 5 anos.

Do G1 Campinas e Região

Uma campanha nas redes sociais pretende ajudar uma empregada doméstica que teve a casa incendiada após ela negar sexo ao ex-marido na frente do filho de 5 anos no Jardim Santa Eudóxia, em Campinas (SP). Mesmo com ele já preso, Regina Aparecida Domingos, de 39 anos, ainda se diz em choque com o drama ocorrido na primeira quinzena de janeiro.

"Agora, eu estou mais tranquila que ele está preso, mas o trauma que eu vivi. Eu morro de medo quando eu vejo um carro na rua, fico em choque, é difícil. Acho que eu vou ter que sumir", conta a moradora que se diz segura apenas longe de casa. Segundo a vítima, eles estavam casados há 14 anos e se separaram após o marido se comportar, frequentemente, de forma agressiva.

Ameaças

A empregada doméstica lembra que, no dia do crime, foi ameaçada pelo ex-marido ao chegar em casa após o trabalho.

"Eu cheguei do serviço umas 16h e ele me ameaçou, falou que 'ia acontecer'. Minha vizinha foi me chamar e ele xingou ela de tudo quanto é nome. Aí, ele me agarrou, me levou pro quarto e queria fazer sexo [...]. Peguei um colchãozinho e fui com o meu menino perto de uma construção", explica.

Regina e o menino conseguiram fugir após a ameaça e não sofreram ferimentos. No mesmo dia, o homem de 57 anos foi preso e levado ao 10º Distrito Policial, no Jardim Proença.

De acordo com ela, o ex-marido sempre foi agressivo, mas há um ano as ameaças também passaram a serem direcionadas aos filhos. "Antigamente, a gente ia tocando, porque eu sou uma pessoa a favor da família. Só que o fim foi quando ele chegou em casa falando do nada para o meu filho mais velho que ia dar muito tiro na cabeça dele", lamenta a emprega doméstica.

Grupo arrecada doações para mulher que teve casa incendiada por ex marido em Campinas (Foto: Ingrid Paulino/ Arquivo pessoal)

Grupo arrecada doações para doméstica que teve

casa incendiada (Foto: Ingrid Paulino)

Doações

Em solidariedade à vítima, estudantes da PUC-Campinas, que integram o coletivo feminista 'Acácias', decidiram criar um evento para arrecadar roupas, calçados, alimentos, utensílios domésticos, móveis e material escolar para a moradora. Ela perdeu tudo após o incêndio na residência.

A universitária Ingrid Paulino, de 22 anos, contou que soube do caso e, incorformada com a situação, resolveu juntar amigas do coletivo para fazer as arrecadações.

"Temos alguns móveis que vão ser retirados na quarta-feira [27], com ajuda também de outra moça que tem uma Kombi e se disponibilizou para pegar. Temos bastante doação de roupa, calçados, alimentos para serem retirados", explica Ingrid.

O grupo organizou uma planilha para a retirada das doações em vários pontos da cidade. A vestibulanda Lorena Dourado, de 18 anos, soube da campanha por meio de um grupo no Facebook e começou a ajudar. O evento da mobilização contava até a manhã deste sábado com pelo menos 328 pessoas confirmadas.

Para Ingrid, além de ajudar Regina, a importância da campanha é o fortalecimento entre as mulheres. "Doações de dinheiro serão efetuadas diretamente na conta corrente da Regina. O que é lindo é que tem gente de outros estados e se mobilizando a favor de uma causa nobre. Enche meu coração de esperança", destaca Lorena sobre a iniciativa.

Apoio dos vizinhos

Segundo Zélia Mazini, vizinha de Regina, ela voltou a morar em casa cinco dias após o incêndio. "Um pessoal ajudou ela a retirar as coisas queimadas de um dos cômodos, e ela conseguiu dormir lá. Doaram algumas roupas, cama e colchão. Levaram até uma televisão pequena para ela e os filhos", conta.

A vizinha de Regina ainda falou que eles arrumaram a fiação da casa e levaram comida para a vítima e os filhos. "Pelo menos tem um cômodo para ela e os filhos dormirem. Essa semana um pessoal da rua vai ajudar a limpar o restante, tem bastante entulho, tem um quarto que não dá nem pra entrar", afirma Zélia.

Investigação

De acordo com a Polícia Civil, o ex-marido da vítima usou um lubrificante automotivo para atear fogo na residência. Na noite de 11 de janeiro, uma segunda-feira, ele teria queimado um colchão na tentativa de matar Regina e o filho mais novo, que estavam na casa.

Ainda segundo a corporação, na manhã da terça-feira ele voltou a incendiar a casa, mas foi amarrado pelo filho mais velho até a chegada de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após ser atendido, o mecânico fugiu e se escondeu em um bar, onde foi preso em flagrante. Ele foi indiciado por tentativa de homicídio, danos e violência doméstica.


Enem: Exclusivo: Todas as Notas de Corte do Enem 2014 - Sisu 2015. Confiram:

Por favor, LEIA: Elaboramos uma tabela com TODAS as notas de corte do Sisu 2015 - dia 22/01/2015 (TERCEIRODIA) - e assim faremos até que o resultado final do ENEM 2014 / Sisu 2015 seja divulgado.

 

   Todas as instituições, seus cursos e vagas aparecem na lista abaixo e com as respectivas notas de corte. Compartilhe essa tabela com seus amigos! Quanto mais estudantes conseguirmos ajudar, mais incentivados ficaremos para continuarmos fazendo nosso trabalho.


Leia mais em: http://www.enemsimples.info/2015/01/exclusivo-todas-notas-de-corte-do-sisu-2015-enem-2014.html#ixzz3wr3vwZtY

 

Aviso importante (!)

» As notas divulgadas acima são as mesmas divulgadas pelo MEC no SISU. Não há qualquer cálculo / estatística e semelhantes feitos por nós. Somente pegamos todos os resultados e organizamos em uma tabela para facilitar a consulta.

» Em virtude do tamanho do nosso banco de dados a tabela pode demorar um pouco a carregar. Pedimos que compreendam.

Outras informações úteis

» Quantidade de vagas disponíveis: 205.514 vagas

» Quantidade de cursos: 5.631

» Quantidade de instituições públicas de ensino superior: 128

» Notas de Corte ENEM 2014 / SiSu 2015 em 20/01/2015 (Primeiro dia)

» Notas de Corte ENEM 2014 / SiSu 2015 em 21/01/2015 (Segundo dia)

» Notas de Corte ENEM 2013 / SiSu 2014.2 [EDIÇÃO DO MEIO DO ANO] em 03/06/2014 (Primeiro dia)

» Notas de Corte ENEM 2013 / SiSu 2014.2 [EDIÇÃO DO MEIO DO ANO] em 04/06/2014 (Segundo dia)

» Notas de Corte ENEM 2013 / SiSu 2014 em 06/01/2014 (Primeiro dia)

» Notas de Corte ENEM 2013 / SiSu 2014 em 07/01/2014 (Segundo dia)

» Notas de Corte ENEM 2013 / SiSu 2014 em 08/01/2014 (Terceiro dia)

» Notas de Corte ENEM 2013 / SiSu 2014 em 09/01/2014 (Quarto dia)

» Notas de Corte ENEM 2012 / SiSu 2013 em 08/01/2013 (Segundo dia)

» Notas de Corte ENEM 2012 / SiSu 2013 em 09/01/2013 (Terceiro dia)

» Notas de Corte ENEM 2012 / SiSu 2013 em 10/01/2013 (Quarto dia)

» Notas de Corte ENEM 2012 / SiSu 2013 em 11/01/2013 (Quinto dia)

» Notas de Corte ENEM 2011 / SiSu 2012.2 (Segunda edição do SiSu 2012) em 22/06/2012 (Quarto dia)

» Notas de Corte ENEM 2011 / SiSu 2012 em 08/01/2012 (Primeiro dia)

» Notas de Corte ENEM 2011 / SiSu 2012 em 09/01/2012 (Segundo dia)

» Notas de Corte ENEM 2011 / SiSu 2012 em 10/01/2012 (Terceiro dia)

» Notas de Corte ENEM 2011 / SiSu 2012 em 11/01/2012 (Quarto dia)

» Notas de Corte ENEM 2011 / SiSu 2012 em 12/01/2012 (Quinto dia)

» Notas de Corte ENEM 2010 / SiSu 2011 em 19-01-2011

» Notas de Corte ENEM 2010 / SiSu 2011 em 20-01-2011

» Portal com as vagas do SiSu 2014 do MEC

» Dicas SiSu: Inscrições

» Dicas SiSu: Senhas e número de inscrição do Enem

» Dicas SiSu: Notas do ENEM

» Dicas SiSu: Nota de Corte

» Dicas SiSu: Vagas ofertadas

» Dicas SiSu: Resultado e matrícula

» Dicas SiSu: Lista de espera

» Dicas SiSu: Sisu e Prouni

» Dicas SiSu: Próximo processo seletivo

 

IFAC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE: AGROECOLOGIA, FÍSICA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, GESTÃO AMBIENTAL, QUÍMICA, LOGÍSTICA, SISTEMAS PARA INTERNET, PROCESSOS ESCOLARES.

 

 

UFAC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE: ARTES CÊNICAS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, ENGENHARIA AGRONÔMICA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA FLORESTAL, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS - FRANCÊS, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LIBRAS, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, MEDICINA, MEDICINA VETERINÁRIA, PEDAGOGIA, QUÍMICA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LETRAS - ESPANHOL.

 

 

IFAL - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS: ALIMENTOS, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, DESIGN DE INTERIORES, GESTÃO DE TURISMO, HOTELARIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ENGENHARIA CIVIL, SISTEMAS ELÉTRICOS, GESTÃO AMBIENTAL, LATICÍNIOS.

 

 

UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: ADMINISTRAÇÃO, ARQUITETURA E URBANISMO, BIBLIOTECONOMIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, COMUNICAÇÃO SOCIAL - RELAÇÕES PÚBLICAS, DANÇA, DESIGN, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE PETRÓLEO, ENGENHARIA QUÍMICA, FARMÁCIA, FILOSOFIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS - ESPANHOL, LETRAS - FRANCÊS, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, MEDICINA, METEOROLOGIA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, QUÍMICA TECNOLÓGICA E INDUSTRIAL, SERVIÇO SOCIAL, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, AGRONOMIA, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, ZOOTECNIA, AGROECOLOGIA, ENGENHARIA DE AGRIMENSURA, ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS, ENGENHARIA FLORESTAL, CIÊNCIA ECONÔMICA, ENGENHARIA DE PESCA, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, TURISMO, MEDICINA VETERINÁRIA, TEATRO.

 

 

IFAM - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS: AGROECOLOGIA, MEDICINA VETERINÁRIA, ALIMENTOS, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA MECÂNICA, FÍSICA, MATEMÁTICA, PROCESSOS QUÍMICOS, PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA, QUÍMICA, ELETRÔNICA INDUSTRIAL, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, MECATRÔNICA INDUSTRIAL, SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES.

 

 

UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, ARQUITETURA E URBANISMO, ARQUIVOLOGIA, ARTES VISUAIS, BIBLIOTECONOMIA, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS NATURAIS, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, COMUNICAÇÃO SOCIAL - RELAÇÕES PÚBLICAS, DESIGN, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO FÍSICA - PROMOÇÃO EM SAÚDE E LAZER, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE MATERIAIS, ENGENHARIA DE PESCA, ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA - ELETRÔNICA, ENGENHARIA ELÉTRICA - ELETROTÉCNICA, ENGENHARIA ELÉTRICA - TELECOMUNICAÇÕES, ENGENHARIA FLORESTAL, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, ESTATÍSTICA, FILOSOFIA, FISIOTERAPIA, GEOGRAFIA, GEOLOGIA, HISTÓRIA, LETRAS - LIBRAS, LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA, LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA FRANCESA, LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA INGLESA, LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA JAPONESA, LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA APLICADA, MÚSICA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, SERVIÇO SOCIAL, SISTEMA DE INFORMAÇÃO, ZOOTECNIA, ANTROPOLOGIA, CIÊNCIAS - BIOLOGIA E QUÍMICA, CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DO AMBIENTE, LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL, CIÊNCIAS - MATEMÁTICA E FÍSICA, ENGENHARIA AMBIENTAL, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, ENGENHARIA DE SOFTWARE, ENGENHARIA SANITÁRIA, FARMÁCIA, QUÍMICA INDUSTRIAL, ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO, MEDICINA, ODONTOLOGIA.

 

 

IFAP - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, REDES DE COMPUTADORES, INFORMÁTICA, QUÍMICA.

 

 

UNIFAP - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: ADMINISTRAÇÃO, ARTES VISUAIS, CIÊNCIAS AMBIENTAIS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS SOCIAIS, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA ELÉTRICA, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, JORNALISMO, LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, MEDICINA, PEDAGOGIA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, TEATRO, ARQUITETURA E URBANISMO.

 

 

IFBAIANO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO: AGROECOLOGIA, GESTÃO DE TURISMO, AGROINDÚSTRIA, AGRONOMIA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, QUÍMICA, CIÊNCIAS AGRÁRIAS, CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO.

 

 

IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA: ADMINISTRAÇÃO, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA, ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, EVENTOS, FÍSICA, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA, RADIOLOGIA, ENGENHARIA CIVIL, COMPUTAÇÃO, ELETROMECÂNICA, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA ELÉTRICA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

 

 

UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA: ADMINISTRAÇÃO, PEDAGOGIA, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - RELAÇÕES PÚBLICAS, ENFERMAGEM, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, LETRAS - LÍNGUA INGLESA E RESPECTIVAS LITERATURAS, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, MEDICINA, NUTRIÇÃO, PSICOLOGIA, QUÍMICA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, TURISMO E HOTELARIA, URBANISMO, EDUCAÇÃO FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA E LITERATURA, AGRONOMIA, DIREITO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LETRAS - LÍNGUA FRANCESA E LITERATURA, MATEMÁTICA, ENGENHARIA DE PESCA, COMUNICAÇÃO SOCIAL - RADIO E TELEVISÃO, ENGENHARIA AGRONÔMICA, ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, FILOSOFIA.

 

 

UESC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ: ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, BIOMEDICINA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - RADIO E TELEVISÃO, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, FILOSOFIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS, LÍNGUAS ESTRANGEIRAS APLICADAS ÀS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS, MATEMÁTICA, MEDICINA VETERINÁRIA, PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

 

 

UESB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA: ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIA ECONÔMICA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DIREITO, ENGENHARIA FLORESTAL, FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, JORNALISMO, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA, MEDICINA, ODONTOLOGIA, QUÍMICA, SISTEMA DE INFORMAÇÃO, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ZOOTECNIA.

 

 

UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA: ABI - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ABI - FÍSICA, ABI - GEOGRAFIA, ABI - LETRAS VERNÁCULAS, ABI - LETRAS VERNÁCULAS E LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA, ABI - LÍNGUA ESTRANGEIRA, ABI - LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA OU CLÁSSICA, ABI - MATEMÁTICA, ABI - QUÍMICA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO SOCIAL, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, ESTATÍSTICA, FARMÁCIA, GEOFISICA, GEOLOGIA, INTERDISCIPLINAR EM ARTES, INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES, INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE, OCEANOGRAFIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ABI - CIÊNCIAS SOCIAIS, ABI - FILOSOFIA, ABI - HISTÓRIA, ESTUDO DE GÊNERO E DIVERSIDADE, MUSEOLOGIA, PSICOLOGIA, SERVIÇO SOCIAL, ADMINISTRAÇÃO, ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIAS NATURAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, GESTÃO PÚBLICA, PEDAGOGIA, SECRETARIADO EXECUTIVO, ARQUITETURA E URBANISMO, ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, DANÇA, DIREITO, SAÚDE COLETIVA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS, ENGENHARIA DE MINAS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, TRANSPORTE TERRESTRE, GASTRONOMIA, MEDICINA, MEDICINA VETERINÁRIA, ZOOTECNIA, ODONTOLOGIA.

 

UFOB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, FARMÁCIA, FÍSICA, GEOGRAFIA, GEOLOGIA, HISTÓRIA, HUMANIDADES, MATEMÁTICA, MEDICINA, NUTRIÇÃO, QUÍMICA, AGRONOMIA, MEDICINA VETERINÁRIA, ARTES VISUAIS, PUBLICIDADE E PROPAGANDA, ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA.

 

 

UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA: AGRONOMIA, BIOLOGIA, CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS, ENGENHARIA DE PESCA, ENGENHARIA FLORESTAL, ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, MEDICINA VETERINÁRIA, ZOOTECNIA, ARTES VISUAIS, CIÊNCIAS SOCIAIS, CINEMA E AUDIOVISUAL, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, GESTÃO PÚBLICA, HISTÓRIA, MUSEOLOGIA, SERVIÇO SOCIAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, LETRAS - LIBRAS/LÍNGUA ESTRANGEIRA, MATEMÁTICA, PEDAGOGIA, QUÍMICA, INTERDISCIPLINAR EM CULTURA, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS APLICADAS, INTERDISCIPLINAR EM ENERGIA E SUSTENTABILIDADE, INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE.

 

 

UFESBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA: ABI - LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES, INTERDISCIPLINAR EM ARTES, INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS, INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES, INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE.

 

 

IFCE - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ: AGRONOMIA, ALIMENTOS, MECATRÔNICA INDUSTRIAL, SANEAMENTO AMBIENTAL, FÍSICA, IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, ARTES VISUAIS, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE MECATRÔNICA, ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES, ESTRADAS, GESTÃO AMBIENTAL, GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER, HOTELARIA, MATEMÁTICA, PROCESSOS QUÍMICOS, TELEMÁTICA, TURISMO, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA AMBIENTAL, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA MECÂNICA, QUÍMICA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, REDES DE COMPUTADORES, GASTRONOMIA, GESTÃO DE TURISMO, SERVIÇO SOCIAL, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, PROCESSOS AMBIENTAIS, ZOOTECNIA.

 

 

UNILAB - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA: HUMANIDADES, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, AGRONOMIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENFERMAGEM, ENGENHARIA DE ENERGIAS, FÍSICA, MATEMÁTICA, QUÍMICA.

 

 

UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, MATEMÁTICA, MEDICINA, MEDICINA VETERINÁRIA, NUTRIÇÃO, PEDAGOGIA, QUÍMICA, SERVIÇO SOCIAL, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAS - INGLÊS, CIÊNCIAS SOCIAIS, FILOSOFIA, LETRAS - ESPANHOL, PSICOLOGIA.

 

 

UFCA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI: ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, BIBLIOTECONOMIA, DESIGN DE PRODUTO, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE MATERIAIS, FILOSOFIA, JORNALISMO, MÚSICA, AGRONOMIA, HISTÓRIA, INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS, MEDICINA.

 

 

UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: ABI - ENGENHARIA DE ENERGIAS E MEIO AMBIENTE, AGRONOMIA, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COMPUTAÇÃO, DESIGN, DESIGN - MODA, ECONOMIA ECOLÓGICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE PESCA, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA, ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA METALÚRGICA, ENGENHARIA QUÍMICA, ESTATÍSTICA, GASTRONOMIA, GEOGRAFIA, GEOLOGIA, GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS, ZOOTECNIA, ADMINISTRAÇÃO, PEDAGOGIA, ARQUITETURA E URBANISMO, BIBLIOTECONOMIA, CIÊNCIAS SOCIAIS, CINEMA E AUDIOVISUAL, COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA, DANÇA, FILOSOFIA, HISTÓRIA, LETRAS - ESPANHOL, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAS - PORTUGUÊS E ALEMÃO, LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL, LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, LETRAS - PORTUGUÊS E ITALIANO, MÚSICA, PSICOLOGIA, TEATRO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, DESIGN DIGITAL, ENGENHARIA DE SOFTWARE, CIÊNCIAS AMBIENTAIS, OCEANOGRAFIA, CIÊNCIAS ATUARIAIS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, DIREITO, FINANÇAS, SECRETARIADO EXECUTIVO, MEDICINA, ODONTOLOGIA, ENFERMAGEM, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, ENGENHARIA AMBIENTAL, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, REDES DE COMPUTADORES, SISTEMA DE INFORMAÇÃO.

 

 

IFB - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA: ABI - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, AGROECOLOGIA, BIOLOGIA, GESTÃO PÚBLICA, LETRAS - ESPANHOL, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, QUÍMICA.

 

 

UNB - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: ABI - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ABI - CIÊNCIAS SOCIAIS, ABI - COMUNICAÇÃO SOCIAL, ABI - FILOSOFIA, ABI - FÍSICA, ABI - GEOGRAFIA, ABI - HISTÓRIA, ABI - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, ABI - LETRAS FRANCÊS, ABI - LETRAS INGLÊS, ABI - MATEMÁTICA, ABI - PSICOLOGIA, ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIA POLÍTICA, CIÊNCIAS AMBIENTAIS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA FLORESTAL, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA MECATRÔNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, ESTATÍSTICA, GEOFISICA, GEOLOGIA, GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS, GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO EM SAÚDE COLETIVA, LETRAS - ESPANHOL, LETRAS - JAPONÊS, LETRAS - PORTUGUÊS, LETRAS - PORTUGUÊS DO BRASIL COMO SEGUNDA LÍNGUA, LETRAS - TRADUÇÃO FRANCÊS, LETRAS - TRADUÇÃO INGLÊS, LETRAS LÍNGUA ESTRANGEIRA APLICADA, LETRAS TRADUÇÃO ESPANHOL, MEDICINA, MEDICINA VETERINÁRIA, MUSEOLOGIA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA, PEDAGOGIA, QUÍMICA TECNOLÓGICA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, SERVIÇO SOCIAL, TEORIA, CRÍTICA E HISTÓRIA DA ARTE, TURISMO, ABI - ENGENHARIA, CIÊNCIAS NATURAIS, GESTÃO AMBIENTAL, GESTÃO DO AGRONEGÓCIO, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, GESTÃO DE SAÚDE, TERAPIA OCUPACIONAL.

 

 

IFES - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO: ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AQÜICULTURA, CAFEICULTURA, ARQUITETURA E URBANISMO, SANEAMENTO AMBIENTAL, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, CIÊNCIAS AGRÍCOLAS, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA DE PESCA, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, FÍSICA, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA METALÚRGICA, ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, ENGENHARIA MECÂNICA, GEOGRAFIA, QUÍMICA.

 

 

IFG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, ENGENHARIA CIVIL, QUÍMICA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIA ELÉTRICA, FÍSICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, CIÊNCIAS SOCIAIS, ENGENHARIA CIVIL DA MOBILIDADE, LOGÍSTICA, DANÇA, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA DE TRANSPORTES, ENGENHARIA MECÂNICA, HISTÓRIA, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, TURISMO.

 

 

IF GOIANO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO: AGRONEGÓCIO, AGRONOMIA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, QUÍMICA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, SANEAMENTO AMBIENTAL, ZOOTECNIA, PEDAGOGIA, SISTEMAS PARA INTERNET, ENGENHARIA AGRÍCOLA, GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, MATEMÁTICA, MEDICINA VETERINÁRIA.

 

 

UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS: ABI - CIÊNCIAS SOCIAIS, ABI - FILOSOFIA, ABI - MATEMÁTICA, ADMINISTRAÇÃO AGRONOMIA, ARTES VISUAIS, BIBLIOTECONOMIA, BIOMEDICINA, CIÊNCIAS AMBIENTAIS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS - POLÍTICAS PÚBLICAS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA, COMUNICAÇÃO SOCIAL - RELAÇÕES PÚBLICAS, DANÇA, DESIGN DE MODA, DESIGN GRÁFICO, DIREÇÃO DE ARTE, ECOLOGIA E ANÁLISE AMBIENTAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE SOFTWARE, ENGENHARIA FÍSICA, ENGENHARIA FLORESTAL, ENGENHARIA QUÍMICA, ESTATÍSTICA, FÍSICA MÉDICA, GEOGRAFIA, GESTÃO DA INFORMAÇÃO, HISTÓRIA, LETRAS - ESPANHOL, LETRAS - ESTUDOS LITERÁRIOS, LETRAS - FRANCÊS, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LIBRAS, LETRAS - LINGUÍSTICA, LETRAS - PORTUGUÊS, MEDICINA VETERINÁRIA, MUSEOLOGIA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ZOOTECNIA, ABI - HISTÓRIA, ABI - PSICOLOGIA, ABI - QUÍMICA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENFERMAGEM, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE MINAS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, MATEMÁTICA INDUSTRIAL, PEDAGOGIA, ABI - GEOGRAFIA, DIREITO, FISIOTERAPIA, BIOTECNOLOGIA, ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, FARMÁCIA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA, ARQUITETURA E URBANISMO, SERVIÇO SOCIAL, ENGENHARIA DE TRANSPORTES, GEOLOGIA.

 

 

IFMA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO: ADMINISTRAÇÃO, FÍSICA, AGRONOMIA, ALIMENTOS, CIÊNCIAS AGRÁRIAS, MATEMÁTICA, QUÍMICA, ARTES VISUAIS, BIOLOGIA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, GESTÃO PÚBLICA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, GESTÃO DE TURISMO.

 

 

UFMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: ADMINISTRAÇÃO, ARTES VISUAIS, BIBLIOTECONOMIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS IMOBILIÁRIAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - RADIALISMO, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, COMUNICAÇÃO SOCIAL - RELAÇÕES PÚBLICAS, DESIGN, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO FÍSICA - ÊNFASE EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE, ENFERMAGEM, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA QUÍMICA, FARMÁCIA, FILOSOFIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, HOTELARIA, INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, LETRAS - ESPANHOL, LETRAS - FRANCÊS, LETRAS - INGLÊS, MATEMÁTICA, MEDICINA, NUTRIÇÃO, OCEANOGRAFIA, ODONTOLOGIA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, QUÍMICA INDUSTRIAL, SERVIÇO SOCIAL, TEATRO, TURISMO, AGRONOMIA, ZOOTECNIA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, LETRAS - PORTUGUÊS.

 

 

CEFET/MG - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS: ADMINISTRAÇÃO, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA, ENGENHARIA DE MATERIAIS, LETRAS, QUÍMICA TECNOLÓGICA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, ENGENHARIA DE MINAS, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA MECATRÔNICA.

 

 

IFTM - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO: ALIMENTOS, ENGENHARIA AGRONÔMICA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUÍMICA, ZOOTECNIA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, PROCESSOS QUÍMICOS, GESTÃO COMERCIAL, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, LOGÍSTICA, SISTEMAS PARA INTERNET.

 

 

IFMG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, GESTÃO FINANCEIRA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, FÍSICA, ZOOTECNIA, ENGENHARIA METALÚRGICA, AGRONOMIA, ENGENHARIA FLORESTAL, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ARQUITETURA E URBANISMO, DESIGN DE INTERIORES, ENGENHARIA CIVIL, CONSERVAÇÃO E RESTAURO, GASTRONOMIA, GEOGRAFIA, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA MECÂNICA, GESTÃO AMBIENTAL, LOGÍSTICA, PROCESSOS GERENCIAIS.

 

 

IFNMG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS: ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, GESTÃO AMBIENTAL, PRODUÇÃO DE GRÃOS, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL, FÍSICA, MATEMÁTICA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA QUÍMICA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA FLORESTAL, MEDICINA VETERINÁRIA, PRODUÇÃO DE CACHAÇA.

 

 

IFSEMG - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS: ADMINISTRAÇÃO, AGROECOLOGIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, EDUCAÇÃO FÍSICA, LATICÍNIOS, MATEMÁTICA, ZOOTECNIA, AGRONOMIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, GESTÃO AMBIENTAL, GESTÃO DE TURISMO, NUTRIÇÃO, QUÍMICA, SISTEMAS PARA INTERNET, DESIGN DE MODA, ENGENHARIA MECATRÔNICA, ENGENHARIA METALÚRGICA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

 

 

IF SUL DE MINAS - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS: ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COMPUTAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ZOOTECNIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA, MATEMÁTICA, ENGENHARIA AGRONÔMICA, ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, GESTÃO AMBIENTAL, REDES DE COMPUTADORES, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, GEOGRAFIA, GESTÃO COMERCIAL, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA QUÍMICA.

 

 

UEMG - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, GESTÃO COMERCIAL, ALIMENTOS, COMUNICAÇÃO SOCIAL, DIREITO, GEOGRAFIA, PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA, SISTEMA DE INFORMAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, SERVIÇO SOCIAL, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, TURISMO, AGRONOMIA, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, PSICOLOGIA, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ARTES VISUAIS, DESIGN DE AMBIENTES, DESIGN DE PRODUTO, DESIGN GRÁFICO, BIOMEDICINA, FÍSICA, HISTÓRIA, MATEMÁTICA, PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, LETRAS - INGLÊS, QUÍMICA, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA, ENFERMAGEM, ENGENHARIA CIVIL, FISIOTERAPIA, ESTÉTICA E COSMÉTICA, ENGENHARIA DE MINAS, ENGENHARIA METALÚRGICA, GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, GESTÃO PÚBLICA.

 

 

UNIFAL-MG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS: BIOMEDICINA, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, ENFERMAGEM, FARMÁCIA, FÍSICA, HISTÓRIA, LETRAS, MATEMÁTICA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA, PEDAGOGIA, QUÍMICA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, FISIOTERAPIA, GEOGRAFIA, INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E ECONOMIA, INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

 

 

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA DE ENERGIA, ENGENHARIA DE MATERIAIS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA ELETRÔNICA, ENGENHARIA HÍDRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA MECÂNICA AERONÁUTICA, ENGENHARIA QUÍMICA, FÍSICA, MATEMÁTICA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ENGENHARIA DA MOBILIDADE, ENGENHARIA DE SAÚDE E SEGURANÇA.

 

 

UFJF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA: ABI - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ABI - EDUCAÇÃO FÍSICA, ABI - ENFERMAGEM, ABI - FILOSOFIA, ABI - FÍSICA, ABI - GEOGRAFIA, ABI - HISTÓRIA, ABI - LETRAS, ABI - MATEMÁTICA, ABI - QUÍMICA, ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS EXATAS, DIREITO, ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA COMPUTACIONAL, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA - ENERGIA, ENGENHARIA ELÉTRICA - ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, ENGENHARIA ELÉTRICA - SISTEMAS DE POTÊNCIA, ENGENHARIA ELÉTRICA - SISTEMAS ELETRÔNICOS, ENGENHARIA ELÉTRICA - TELECOMUNICAÇÕES, ENGENHARIA MECÂNICA, ESTATÍSTICA, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, INTERDISCIPLINAR EM ARTES E DESIGN, INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS, JORNALISMO, MEDICINA, MEDICINA VETERINÁRIA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, SERVIÇO SOCIAL.

 

 

UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS: ABI - ENGENHARIA, ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, AGRONOMIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA AGRÍCOLA, ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA FLORESTAL, FILOSOFIA, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, MATEMÁTICA, MEDICINA, MEDICINA VETERINÁRIA, NUTRIÇÃO, PEDAGOGIA, QUÍMICA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ZOOTECNIA.

 

 

UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS: ABI - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ABI - CIÊNCIAS SOCIAIS, ABI - FILOSOFIA, ABI - FÍSICA, ABI - GEOGRAFIA, ABI - HISTÓRIA, ABI - LETRAS, ABI - MATEMÁTICA, ABI - QUÍMICA, ADMINISTRAÇÃO, ANTROPOLOGIA, AQUACULTURA, ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA, BIOMEDICINA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS ATUARIAIS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO E RELAÇÕES PÚBLICAS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE, CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS MÓVEIS, CONTROLADORIA E FINANÇAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA AEROESPACIAL, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA DE MINAS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA DE SISTEMAS, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA METALÚRGICA, ENGENHARIA QUÍMICA, ESTATÍSTICA, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, GEOLOGIA, GESTÃO PÚBLICA, MATEMÁTICA COMPUTACIONAL, MEDICINA VETERINÁRIA, ODONTOLOGIA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, QUÍMICA TECNOLÓGICA, RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, TERAPIA OCUPACIONAL, TURISMO, AGRONOMIA, ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA FLORESTAL, ZOOTECNIA, ARQUITETURA E URBANISMO, CIÊNCIAS DO ESTADO, DIREITO, ENFERMAGEM, FONOAUDIOLOGIA, GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE, NUTRIÇÃO, RADIOLOGIA.

 

 

UFOP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, JORNALISMO, SERVIÇO SOCIAL, ARQUITETURA E URBANISMO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA DE MINAS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA GEOLÓGICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA METALÚRGICA, FARMÁCIA, MATEMÁTICA, MEDICINA, NUTRIÇÃO, QUÍMICA INDUSTRIAL, TURISMO, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, HISTÓRIA, LETRAS, PEDAGOGIA.

 

 

UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI: ADMINISTRAÇÃO, ARQUITETURA E URBANISMO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, EDUCAÇÃO FÍSICA, GEOGRAFIA, TEATRO, ZOOTECNIA, BIOQUÍMICA, ENFERMAGEM, FARMÁCIA, MEDICINA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FILOSOFIA, HISTÓRIA, LETRAS, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, MATEMÁTICA, ENGENHARIA AGRONÔMICA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA FLORESTAL, INTERDISCIPLINAR EM BIOSSISTEMAS, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS, ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES, ENGENHARIA MECATRÔNICA, ENGENHARIA QUÍMICA.

 

 

UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA: ABI - ARTES VISUAIS, ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS - LICENCIATURA OU BACHARELADO, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, DIREITO, ENGENHARIA AERONÁUTICA, ENGENHARIA BIOMÉDICA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE TELECOMUNICAÇÕES, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA MECATRÔNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, ESTATÍSTICA, FILOSOFIA - LICENCIATURA OU BACHARELADO, FÍSICA, FÍSICA DE MATERIAIS, FÍSICA MÉDICA, GEOGRAFIA - LICENCIATURA OU BACHARELADO, GESTÃO DA INFORMAÇÃO, GESTÃO EM SAÚDE AMBIENTAL, HISTÓRIA - LICENCIATURA OU BACHARELADO, LETRAS, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA COM DOMÍNIO DE LIBRAS, MATEMÁTICA - LICENCIATURA OU BACHARELADO, PEDAGOGIA, QUÍMICA INDUSTRIAL, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, SERVIÇO SOCIAL, AGRONOMIA, BIOMEDICINA, BIOTECNOLOGIA, ENFERMAGEM - LICENCIATURA OU BACHARELADO, ENGENHARIA AMBIENTAL, MEDICINA VETERINÁRIA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA, PSICOLOGIA, ZOOTECNIA, ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA, GEOLOGIA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA OU BACHARELADO, FISIOTERAPIA.

 

 

UFV - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: ABI - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ABI - CIÊNCIAS SOCIAIS, ABI - DANÇA, ABI - EDUCAÇÃO FÍSICA, ABI - FÍSICA, ABI - GEOGRAFIA, ABI - HISTÓRIA, ABI - LETRAS, ABI - MATEMÁTICA, ABI - QUÍMICA, ADMINISTRAÇÃO, AGRONEGÓCIO, AGRONOMIA, ARQUITETURA E URBANISMO, BIOQUÍMICA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, COOPERATIVISMO, DIREITO, ECONOMIA DOMÉSTICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, ENFERMAGEM, ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA FLORESTAL, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, MEDICINA, MEDICINA VETERINÁRIA, NUTRIÇÃO, PEDAGOGIA, SECRETARIADO EXECUTIVO, ZOOTECNIA, CIÊNCIAS DE ALIMENTOS, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, GESTÃO AMBIENTAL.

 

 

UFTM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO: BIOMEDICINA, EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, NUTRIÇÃO, PSICOLOGIA, SERVIÇO SOCIAL, TERAPIA OCUPACIONAL, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUÍMICA, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, MATEMÁTICA, ENFERMAGEM.

 

 

UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, MATEMÁTICA, MEDICINA, SERVIÇO SOCIAL, AGRONOMIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA FLORESTAL, HUMANIDADES, QUÍMICA, TURISMO, ZOOTECNIA, CIÊNCIAS AGRÁRIAS, ENFERMAGEM, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

 

 

UFGD - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS: ABI - ARTES CÊNICAS, ABI - CIÊNCIAS SOCIAIS, ABI - GEOGRAFIA, ABI - HISTÓRIA, ABI - LETRAS, ABI - PSICOLOGIA, ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA AGRÍCOLA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE AQUICULTURA, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE ENERGIA, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA MECÂNICA, GESTÃO AMBIENTAL, MATEMÁTICA, MEDICINA, NUTRIÇÃO, PEDAGOGIA, QUÍMICA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ZOOTECNIA, DIREITO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

 

 

IFMS - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL: AGRONEGÓCIO, AGRONOMIA, ALIMENTOS, QUÍMICA, SISTEMAS PARA INTERNET, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, PROCESSOS METALÚRGICOS, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, PRODUÇÃO DE GRÃOS.

 

 

UEMS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, PEDAGOGIA, AGROECOLOGIA, PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA, AGRONOMIA, ENGENHARIA FLORESTAL, ZOOTECNIA, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, MATEMÁTICA, ARTES CÊNICAS, GEOGRAFIA, LETRAS - PORTUGUÊS E E MEDICINA, TURISMO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DIREITO, ENFERMAGEM, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA FÍSICA, LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL, QUÍMICA, QUÍMICA INDUSTRIAL, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, GESTÃO AMBIENTAL, CIÊNCIAS SOCIAIS, HISTÓRIA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ESPANHOL.

 

 

UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO FINANCEIRA, HISTÓRIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DIREITO, GEOGRAFIA, LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, MATEMÁTICA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ALIMENTOS, ANÁLISE DE SISTEMAS, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, ARQUITETURA E URBANISMO, ARTES VISUAIS, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ELETROTÉCNICA INDUSTRIAL, ENFERMAGEM, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA DE SOFTWARE, ENGENHARIA ELÉTRICA, FARMÁCIA, FILOSOFIA, FISIOTERAPIA, JORNALISMO, MEDICINA, MEDICINA VETERINÁRIA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA, PROCESSOS GERENCIAIS, QUÍMICA, QUÍMICA TECNOLÓGICA, SANEAMENTO AMBIENTAL, TURISMO, ZOOTECNIA, AGRONOMIA, ENGENHARIA FLORESTAL, LETRAS - PORTUGUÊS E LITERATURA.

 

 

IFMT - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO: AGROINDÚSTRIA, AGRONOMIA, MATEMÁTICA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, CONTROLE DE OBRAS, REDES DE COMPUTADORES, SECRETARIADO EXECUTIVO, SISTEMAS PARA INTERNET, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COMÉRCIO EXTERIOR, FÍSICA, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, GEOPROCESSAMENTO, TURISMO, ENGENHARIA AGRONÔMICA, GESTÃO AMBIENTAL, PRODUÇÃO DE GRÃOS, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA FLORESTAL, ZOOTECNIA.

 

UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO: ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ENFERMAGEM, ENGENHARIA CIVIL, LETRAS, PEDAGOGIA, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ENGENHARIA ELÉTRICA, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, MATEMÁTICA, TURISMO, DIREITO, ENGENHARIA FLORESTAL, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, MEDICINA, ARQUITETURA E URBANISMO, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL, COMUNICAÇÃO SOCIAL, ZOOTECNIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

 

 

UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: ADMINISTRAÇÃO, BIBLIOTECONOMIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ENFERMAGEM, ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL, ENGENHARIA MECÂNICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS - LÍNGUA E LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, MEDICINA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ZOOTECNIA, AGRONOMIA, ARQUITETURA E URBANISMO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - RADIALISMO, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA FLORESTAL, ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, ESTATÍSTICA, FILOSOFIA, GEOLOGIA, LETRAS - PORTUGUÊS E LITERATURAS, LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS, LETRAS PORTUGUÊS E FRANCÊS, LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS, MEDICINA VETERINÁRIA, NUTRIÇÃO, QUÍMICA, SAÚDE COLETIVA, SERVIÇO SOCIAL, CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA - FÍSICA, CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA - MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA - QUÍMICA, FARMÁCIA, BIOMEDICINA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA DE MINAS, ENGENHARIA DE TRANSPORTES, ENGENHARIA QUÍMICA.

 

 

IFPA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ: AGROECOLOGIA, FÍSICA, GESTÃO AMBIENTAL, AGRONOMIA, AQÜICULTURA, INFORMÁTICA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, ELETROTÉCNICA INDUSTRIAL, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA DE MATERIAIS, GEOGRAFIA, GESTÃO PÚBLICA, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, PEDAGOGIA, QUÍMICA, SANEAMENTO AMBIENTAL, SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, REDES DE COMPUTADORES.

 

 

UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: ABI - CIÊNCIAS SOCIAIS, ABI - FILOSOFIA, ABI - FÍSICA, ADMINISTRAÇÃO, ARQUITETURA E URBANISMO, ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA, BIOMEDICINA, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS NATURAIS, CINEMA E AUDIOVISUAL, COMUNICAÇÃO SOCIAL, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA BIOMÉDICA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA FERROVIÁRIA E LOGÍSTICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA NAVAL, ENGENHARIA QUÍMICA, ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, ESTATÍSTICA, GEOFISICA, GEOGRAFIA, GEOLOGIA, HISTÓRIA, INTERDISCIPLINAR, LETRAS - ALEMÃO, LETRAS - ESPANHOL, LETRAS - FRANCÊS, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS, MATEMÁTICA, METEOROLOGIA, OCEANOGRAFIA, PEDAGOGIA, PRODUÇÃO MULTIMÍDIA, PSICOLOGIA, QUÍMICA INDUSTRIAL, SERVIÇO SOCIAL, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, TURISMO, AGRONOMIA, LETRAS - PORTUGUÊS, ENGENHARIA DE PESCA, ENGENHARIA FLORESTAL, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, MEDICINA VETERINÁRIA, SISTEMA DE INFORMAÇÃO, ENFERMAGEM, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA, TERAPIA OCUPACIONAL, ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA, ENGENHARIA DE MATERIAIS, GEOPROCESSAMENTO, INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ENGENHARIA INDUSTRIAL, MUSEOLOGIA.

 

 

UNIFESSPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, AGRONOMIA, ARTES VISUAIS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, DIREITO, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE MATERIAIS, ENGENHARIA DE MINAS E MEIO AMBIENTE, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, FÍSICA, GEOLOGIA, HISTÓRIA, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, PEDAGOGIA, SAÚDE COLETIVA, SISTEMA DE INFORMAÇÃO, GEOGRAFIA, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.

 

 

UFRA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA: ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, BIOLOGIA, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ENGENHARIA AMBIENTAL E ENERGIAS RENOVÁVEIS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA FLORESTAL, ENGENHARIA AGRÍCOLA, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA, ENGENHARIA DE PESCA, INFORMÁTICA, MEDICINA VETERINÁRIA, ZOOTECNIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

 

 

IFPB - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA: ADMINISTRAÇÃO, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, DESIGN DE INTERIORES, ENGENHARIA ELÉTRICA, GEOPROCESSAMENTO, GESTÃO AMBIENTAL, NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS, QUÍMICA, REDES DE COMPUTADORES, SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES, SISTEMAS PARA INTERNET, AGROECOLOGIA, ALIMENTOS, EDUCAÇÃO FÍSICA, MEDICINA VETERINÁRIA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, ENGENHARIA CIVIL, MATEMÁTICA, TELEMÁTICA, DESIGN GRÁFICO, GESTÃO COMERCIAL, SEGURANÇA NO TRABALHO.

 

 

UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO SOCIAL, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, ESTATÍSTICA, FARMÁCIA, FILOSOFIA, FISIOTERAPIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS - ESPANHOL, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, ODONTOLOGIA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, QUÍMICA, QUÍMICA INDUSTRIAL, SERVIÇO SOCIAL, AGROECOLOGIA, ARQUIVOLOGIA, BIOLOGIA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, CIÊNCIAS AGRÁRIAS, LETRAS - PORTUGUÊS, ENGENHARIA CIVIL.

 

 

UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: ABI - ANTROPOLOGIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, DESIGN, ECOLOGIA, MATEMÁTICA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ABI - TURISMO, ADMINISTRAÇÃO, ARQUITETURA E URBANISMO, ARQUIVOLOGIA, ARTES VISUAIS, BIBLIOTECONOMIA, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIAS ATUARIAIS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, CINEMA E AUDIOVISUAL, COMUNICAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS, ENGENHARIA DE MATERIAIS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, ESTATÍSTICA, FARMÁCIA - FARMACÊUTICO, FILOSOFIA, FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, GEOGRAFIA, GESTÃO PÚBLICA, HISTÓRIA, HOTELARIA, JORNALISMO, LETRAS - ESPANHOL, LETRAS - FRANCÊS, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LETRAS CLÁSSICAS (GREGO E LATIM), LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUAS ESTRANGEIRAS APLICADAS ᄅS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS, MEDICINA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA, PEDAGOGIA, PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO DO CAMPO, PSICOLOGIA, PSICOPEDAGOGIA QUÍMICA INDUSTRIAL, RADIALISMO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, RELAÇÕES PÚBLICAS, SERVIÇO SOCIAL, TERAPIA OCUPACIONAL, TRADUÇÃO, AGROECOLOGIA, AGROINDÚSTRIA, CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AGRONOMIA, MEDICINA VETERINÁRIA, ZOOTECNIA, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, GASTRONOMIA, MATEMÁTICA COMPUTACIONAL, PRODUÇÃO SUCROALCOOLEIRA, SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE.

 

 

UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIA ECONÔMICA, CIÊNCIAS SOCIAIS, DESIGN, ENGENHARIA AGRÍCOLA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE MATERIAIS, ENGENHARIA DE MINAS, ENGENHARIA DE PETRÓLEO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, ESTATÍSTICA, FILOSOFIA, FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS, MATEMÁTICA, METEOROLOGIA, PEDAGOGIA, DIREITO, SERVIÇO SOCIAL, AGROECOLOGIA, AGRONOMIA, ENGENHARIA AMBIENTAL, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIA FLORESTAL, MEDICINA VETERINÁRIA, ODONTOLOGIA, ENFERMAGEM, FARMÁCIA, NUTRIÇÃO, ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS, ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS, GESTÃO PÚBLICA, INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO NO CAMPO, PSICOLOGIA.

 

 

UNIVASF - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO: ARTES VISUAIS, CIÊNCIAS SOCIAIS, ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, CIÊNCIAS DA NATUREZA, MEDICINA, ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, PSICOLOGIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIA AGRONÔMICA, MEDICINA VETERINÁRIA, ZOOTECNIA, ARQUEOLOGIA E PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL.

 

 

IFPE - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO: AGROECOLOGIA, QUÍMICA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, DESIGN GRÁFICO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL, GESTÃO AMBIENTAL, GESTÃO DE TURISMO, RADIOLOGIA, ENFERMAGEM, MATEMÁTICA.

 

 

IF Sertão - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO: AGRONOMIA, VITICULTURA E ENOLOGIA, ALIMENTOS, FÍSICA, COMPUTAÇÃO, QUÍMICA, GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

 

 

UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: ABI - ENGENHARIA, ADMINISTRAÇÃO, ARQUEOLOGIA, ARQUITETURA E URBANISMO, ARTES VISUAIS, BIBLIOTECONOMIA, BIOMEDICINA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIA POLÍTICA, CIÊNCIAS ATUARIAIS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, CINEMA E AUDIOVISUAL, COMUNICAÇÃO SOCIAL, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA, DESIGN, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, ENGENHARIA BIOMÉDICA, ENGENHARIA CARTOGRÁFICA, ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO, ESTATÍSTICA, EXPRESSÃO GRÁFICA, FARMÁCIA, FILOSOFIA, FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, GEOGRAFIA, GEOLOGIA, GESTÃO DA INFORMAÇÃO, HISTÓRIA, HOTELARIA, LETRAS, LETRAS - ESPANHOL, LETRAS - FRANCÊS, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, MUSEOLOGIA, NUTRIÇÃO, OCEANOGRAFIA, ODONTOLOGIA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, QUÍMICA, QUÍMICA INDUSTRIAL, SECRETARIADO, SERVIÇO SOCIAL, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, TEATRO, TERAPIA OCUPACIONAL, TURISMO, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, SAÚDE COLETIVA.

 

 

UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO: ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ENGENHARIA DE PESCA, LETRAS, QUÍMICA, SISTEMA DE INFORMAÇÃO, ZOOTECNIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS SOCIAIS, ECONOMIA DOMÉSTICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL, ENGENHARIA FLORESTAL, GASTRONOMIA, HISTÓRIA, LETRAS - ESPANHOL, MATEMÁTICA, MEDICINA VETERINÁRIA, PEDAGOGIA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS.

 

 

IFPI - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ: ALIMENTOS, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIA MECÂNICA, FÍSICA, GEOPROCESSAMENTO, GESTÃO AMBIENTAL, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, MATEMÁTICA, QUÍMICA, RADIOLOGIA, SECRETARIADO, GASTRONOMIA, INFORMÁTICA.

 

 

UESPI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ: ADMINISTRAÇÃO, BIBLIOTECONOMIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA ELÉTRICA, FISIOTERAPIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS - ESPANHOL, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, MEDICINA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, QUÍMICA, TURISMO, ENGENHARIA AGRONÔMICA, ODONTOLOGIA, ZOOTECNIA, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, FILOSOFIA.

 

 

UFPI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENFERMAGEM, PEDAGOGIA, ARQUEOLOGIA, ARQUITETURA E URBANISMO, ARTES VISUAIS, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIA POLÍTICA, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS DA NATUREZA, CIÊNCIAS DOS MATERIAIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA AGRONÔMICA, ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ESTATÍSTICA, FARMÁCIA, FILOSOFIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS, MATEMÁTICA, MEDICINA, MEDICINA VETERINÁRIA, MODA, DESIGN E ESTILISMO, MÚSICA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA, QUÍMICA, SERVIÇO SOCIAL, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, BIOMEDICINA, ENGENHARIA DE PESCA, FISIOTERAPIA, PSICOLOGIA, TURISMO, ENGENHARIA FLORESTAL, ZOOTECNIA.

 

 

IFPR - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, ENGENHARIA AGRONÔMICA, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, PEDAGOGIA, QUÍMICA, SISTEMA DE INFORMAÇÃO, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, CIÊNCIAS: BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA, GESTÃO PÚBLICA.

 

 

UNICENTRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE: ADMINISTRAÇÃO, PEDAGOGIA, ARTE, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, FILOSOFIA, HISTÓRIA, JORNALISMO, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, PUBLICIDADE E PROPAGANDA, SECRETARIADO EXECUTIVO, SERVIÇO SOCIAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA FLORESTAL, FONOAUDIOLOGIA, GEOGRAFIA, LETRAS - ESPANHOL, MATEMÁTICA, PSICOLOGIA, TURISMO, AGRONOMIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENFERMAGEM, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, MEDICINA VETERINÁRIA, NUTRIÇÃO, QUÍMICA, LETRAS - PORTUGUÊS.

 

 

UENP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ: HISTÓRIA, PEDAGOGIA, LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL, MATEMÁTICA.

 

 

UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ: ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS - ALEMÃO, LETRAS - ESPANHOL, LETRAS - INGLÊS, ZOOTECNIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENFERMAGEM, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, HOTELARIA, MATEMÁTICA, PEDAGOGIA, TURISMO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ENGENHARIA AGRÍCOLA, ENGENHARIA CIVIL, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, LETRAS - ITALIANO, MEDICINA, ODONTOLOGIA, NUTRIÇÃO, SERVIÇO SOCIAL, CIÊNCIAS SOCIAIS, ENGENHARIA DE PESCA, ENGENHARIA QUÍMICA, FILOSOFIA, SECRETARIADO EXECUTIVO.

 

 

UNESPAR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS, MATEMÁTICA, PEDAGOGIA, SERVIÇO SOCIAL, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, LETRAS - ESPANHOL, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - PORTUGUÊS, SECRETARIADO EXECUTIVO, TURISMO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, ARTES VISUAIS, CINEMA E VIDEO, MUSICOTERAPIA, TEATRO, FILOSOFIA, QUÍMICA, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, ESCULTURA.

 

 

UNILA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICAS PÚBLICAS, ARQUITETURA E URBANISMO, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIA POLÍTICA E SOCIOLOGIA - SOCIEDADE, ESTADO E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE, CIÊNCIAS DA NATUREZA - BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA, CIÊNCIAS ECONÔMICAS - ECONOMIA, INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, DESENVOLVIMENTO RURAL E SEGURANÇA ALIMENTAR, ENGENHARIA CIVIL DE INFRAESTRUTURA, ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS, ENGENHARIA DE MATERIAIS, ENGENHARIA FÍSICA, ENGENHARIA QUÍMICA, GEOGRAFIA, GEOGRAFIA - TERRITÓRIO E SOCIEDADE NA AMÉRICA LATINA, MATEMÁTICA, MEDICINA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTEGRAÇÃO, SAÚDE COLETIVA, SERVIÇO SOCIAL, ANTROPOLOGIA - DIVERSIDADE CULTURAL LATINO-AMERICANA, CINEMA E AUDIOVISUAL, HISTÓRIA, HISTÓRIA - AMÉRICA LATINA, LETRAS - ARTES E MEDIAÇÃO CULTURAL, LETRAS - ESPANHOL E PORTUGUÊS COMO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, FILOSOFIA.

 

 

UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ: ABI - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AGRONOMIA, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIAS EXATAS, COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE AQUICULTURA, MEDICINA VETERINÁRIA, ABI - GEOGRAFIA, ABI - QUÍMICA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, BIOMEDICINA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, EXPRESSÃO GRÁFICA, FÍSICA, FISIOTERAPIA, GEOLOGIA, GESTÃO DA QUALIDADE, GESTÃO PÚBLICA, INFORMÁTICA BIOMÉDICA, NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS, PRODUÇÃO CÊNICA, SECRETARIADO, ABI - CIÊNCIAS SOCIAIS, ABI - FILOSOFIA, ABI - HISTÓRIA, ABI - LETRAS - PORTUGUÊS - INGLES, ABI - LETRAS - PORTUGUÊS - ITALIANO, ABI - LETRAS FRANCÊS, ABI - LETRAS INGLÊS, ABI - LETRAS PORTUGUÊS, ABI - LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL, ARTES VISUAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA, COMUNICAÇÃO SOCIAL - RELAÇÕES PÚBLICAS, DIREITO, HISTÓRIA - MEMÓRIA E IMAGEM, LETRAS - JAPONÊS, LETRAS - POLONÊS, LETRAS - PORTUGUÊS, E/OU ALEMÃO, E/OU GREGO, E/OU LATIM, LUTERIA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, TERAPIA OCUPACIONAL, TURISMO, ABI - ENFERMAGEM, ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA FLORESTAL, ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA, FARMÁCIA, GESTÃO DA INFORMAÇÃO, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA, AGROECOLOGIA, GESTÃO AMBIENTAL, GESTÃO DE TURISMO, GESTÃO E EMPREENDEDORISMO, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO, SAÚDE COLETIVA, SERVIÇO SOCIAL, ZOOTECNIA, OCEANOGRAFIA, ENGENHARIA AGRÍCOLA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

 

 

UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ: ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, LETRAS, MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, MATEMÁTICA, QUÍMICA, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, DESIGN, DESIGN GRÁFICO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA ELETRÔNICA, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, MECATRÔNICA INDUSTRIAL, PROCESSOS AMBIENTAIS, RADIOLOGIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA, ENGENHARIA DE SOFTWARE, ENGENHARIA FLORESTAL, ZOOTECNIA, ALIMENTOS, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, GESTÃO AMBIENTAL, ENGENHARIA DE MATERIAIS, CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA QUÍMICA, FABRICAÇÃO MECÂNICA, INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ARQUITETURA E URBANISMO, DESIGN DE MODA, ENGENHARIA TÊXTIL, INFORMÁTICA, SISTEMAS PARA INTERNET, PROCESSOS QUÍMICOS.

 

 

CEFET/RJ - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA: ADMINISTRAÇÃO, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA ELETRÔNICA, ENGENHARIA MECÂNICA, GESTÃO AMBIENTAL, LÍNGUAS ESTRANGEIRAS APLICADAS ᄅS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS, SISTEMAS PARA INTERNET, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, FÍSICA, TURISMO, ENGENHARIA METALÚRGICA, GESTÃO DE TURISMO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

 

UEZO - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CONSTRUÇÃO NAVAL, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, FARMÁCIA, POLÍMEROS, PROCESSOS METALÚRGICOS, PRODUÇÃO DE FÁRMACOS.

 

 

ENCE - ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS: ESTATÍSTICA.

 

 

FAETERJ ITAPERUNA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FAETERJ: PEDAGOGIA.

 

 

FAETERJ BJ ITABAPOAN - FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FAETERJ: PEDAGOGIA.

 

 

FAETERJ S ANT. PÁDUA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FAETERJ: PEDAGOGIA.

 

 

FAETERJ PARACAMBI - FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FAETERJ PARACAMBI: GESTÃO AMBIENTAL, SISTEMA DE INFORMAÇÃO.

 

 

FAETERJ PETRÓPOLIS - FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FAETERJ PETRÓPOLIS: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

 

 

FAETERJ R DE JANEIRO - FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FAETERJ R DE JANEIRO: ANÁLISE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

 

 

FAETERJ TRÊS RIOS - FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FAETERJ TRÊS RIOS: PEDAGOGIA.

 

 

IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, GESTÃO AMBIENTAL, PROCESSOS QUÍMICOS, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, TERAPIA OCUPACIONAL, FÍSICA, GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL, MATEMÁTICA, PRODUÇÃO CULTURAL, QUÍMICA, JOGOS DIGITAIS.

 

 

IF FLUMINENSE - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE: ABI - CIÊNCIAS DA NATUREZA, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, GEOGRAFIA, LETRAS - PORTUGUÊS E LITERATURAS, MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, MATEMÁTICA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA AMBIENTAL.

 

 

ISERJ - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO: PEDAGOGIA.

 

 

ISEPAM - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT: PEDAGOGIA.

 

 

UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, AGRONOMIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE PETRÓLEO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA METALÚRGICA, FÍSICA, MATEMÁTICA, MEDICINA VETERINÁRIA, PEDAGOGIA, QUÍMICA, ZOOTECNIA.

 

 

UNIRIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CIÊNCIA POLÍTICA, DIREITO, ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA, BIOLOGIA, CIÊNCIAS AMBIENTAIS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS DA NATUREZA, CIÊNCIAS SOCIAIS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, FILOSOFIA, HISTÓRIA, MATEMÁTICA, MUSEOLOGIA, PEDAGOGIA, SERVIÇO SOCIAL, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, TURISMO, ARTES CÊNICAS, ESTÉTICA E TEORIA DO TEATRO, LETRAS, BIOMEDICINA, ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO.

 

 

UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO: ABI - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ABI - LETRAS - PORTUGUÊS - ARABE, ABI - LETRAS - PORTUGUÊS - ESPANHOL, ABI - LETRAS - PORTUGUÊS - FRANCES, ABI - LETRAS - PORTUGUÊS - GREGO, ABI - LETRAS - PORTUGUÊS - HEBRAICO, ABI - LETRAS - PORTUGUÊS - INGLES, ABI - LETRAS - PORTUGUÊS - ITALIANO, ABI - LETRAS - PORTUGUÊS - JAPONES, ABI - LETRAS - PORTUGUÊS - LATIM, ABI - LETRAS - PORTUGUÊS - RUSSO, ABI - LETRAS PORTUGUÊS - ALEMÃO, ABI - LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS ATUARIAIS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOFÍSICA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: MODALIDADE MÉDICA, CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA, CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO, DANÇA, DEFESA E GESTÃO ESTRATÉGICA INTERNACIONAL, EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - DESENHO, EDUCAÇÃO ARTÍSTICA COM HABILITAÇÃO EM ARTES PLÁSTICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA (CICLO BÁSICO), ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E INFORMAÇÃO, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA DE MATERIAIS, ENGENHARIA DE PETRÓLEO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA METALÚRGICA, ENGENHARIA NAVAL E OCEÂNICA, ENGENHARIA NUCLEAR, ENGENHARIA QUÍMICA, ESTATÍSTICA, FARMÁCIA, FÍSICA MÉDICA, FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, GASTRONOMIA, GEOGRAFIA, GEOLOGIA, GESTÃO PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, LETRAS - PORTUGUÊS E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA APLICADA, MEDICINA, METEOROLOGIA, NANOTECNOLOGIA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA, QUÍMICA INDUSTRIAL, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, SAÚDE COLETIVA, TEORIA DA DANÇA, TERAPIA OCUPACIONAL, ABI - COMUNICAÇÃO SOCIAL, ADMINISTRAÇÃO, BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, SERVIÇO SOCIAL, ABI - FILOSOFIA, ABI - HISTÓRIA, CIÊNCIAS SOCIAIS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BIOTECNOLOGIA, DIREITO.

 

 

UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS ATUARIAIS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ESTATÍSTICA, HOTELARIA, MATEMÁTICA, NUTRIÇÃO, ODONTOLOGIA, PROCESSOS GERENCIAIS, QUÍMICA, QUÍMICA INDUSTRIAL, TURISMO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DIREITO, ENGENHARIA DE AGRONEGÓCIOS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA METALÚRGICA, ANTROPOLOGIA, CIÊNCIAS SOCIAIS, FILOSOFIA, HISTÓRIA, LETRAS - GREGO, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LATIM, LETRAS - PORTUGUÊS, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, SOCIOLOGIA, ARQUIVOLOGIA, ARTES, BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, CINEMA E AUDIOVISUAL, COMUNICAÇÃO SOCIAL, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, ESTUDOS DE MÍDIA, PRODUÇÃO CULTURAL, BIOMEDICINA, FONOAUDIOLOGIA, CIÊNCIA AMBIENTAL, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, DESENHO INDUSTRIAL, ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE PETRÓLEO, ENGENHARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E DO MEIO AMBIENTE, ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA QUÍMICA, FÍSICA, GEOFISICA, GEOGRAFIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ENFERMAGEM, SERVIÇO SOCIAL, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS NATURAIS, INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO NO CAMPO, CIÊNCIAS POLÍTICAS, SEGURANÇA PÚBLICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, FARMÁCIA, MEDICINA VETERINÁRIA.

 

 

UFRRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO: ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, ARQUITETURA E URBANISMO, CIÊNCIAS AGRÍCOLAS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA OU BACHARELADO, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS - LICENCIATURA OU BACHARELADO, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL, ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE MATERIAIS, ENGENHARIA FLORESTAL, ENGENHARIA QUÍMICA, FARMÁCIA, FILOSOFIA, GEOGRAFIA - LICENCIATURA OU BACHARELADO, GEOLOGIA, HISTÓRIA - LICENCIATURA OU BACHARELADO, HOTELARIA, JORNALISMO, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA - LICENCIATURA OU BACHARELADO, MEDICINA VETERINÁRIA, PEDAGOGIA, QUÍMICA - LICENCIATURA OU BACHARELADO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ZOOTECNIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, LETRAS - ESPANHOL, TURISMO, GESTÃO AMBIENTAL.

 

 

IFRN - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE: AGROECOLOGIA, INFORMÁTICA, QUÍMICA, ALIMENTOS, SISTEMAS PARA INTERNET, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, COMÉRCIO EXTERIOR, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, FÍSICA, GEOGRAFIA, GESTÃO AMBIENTAL, GESTÃO PÚBLICA, MATEMÁTICA, REDES DE COMPUTADORES, BIOLOGIA, CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ENERGIAS RENOVÁVEIS, LOGÍSTICA.

 

 

UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, GEOGRAFIA, LETRAS - ESPANHOL, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, PEDAGOGIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - RADIALISMO, DIREITO, FILOSOFIA, GESTÃO AMBIENTAL, HISTÓRIA, JORNALISMO, MATEMÁTICA, MEDICINA, MÚSICA, PUBLICIDADE E PROPAGANDA, QUÍMICA, SERVIÇO SOCIAL, TURISMO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, LETRAS - PORTUGUÊS, ODONTOLOGIA.

 

 

UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: ADMINISTRAÇÃO, ARQUITETURA E URBANISMO, ARTES VISUAIS, BIBLIOTECONOMIA, BIOMEDICINA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CIÊNCIAS ATUARIAIS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA, COMUNICAÇÃO SOCIAL - RADIALISMO, DESIGN, DIREITO, ECOLOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE AQUICULTURA, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA QUÍMICA, ENGENHARIA TÊXTIL, ESTATÍSTICA, FILOSOFIA, FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, GEOFISICA, GEOGRAFIA, GEOLOGIA, GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE, GESTÃO HOSPITALAR, HISTÓRIA, LETRAS - FRANCÊS, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LINGUA ESPANHOLA, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, METEOROLOGIA, NUTRIÇÃO, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, QUÍMICA DO PETRÓLEO, SERVIÇO SOCIAL, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, TURISMO, AGRONOMIA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, ENGENHARIA FLORESTAL, ZOOTECNIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, FARMÁCIA, ODONTOLOGIA.

 

 

UFERSA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO: ADMINISTRAÇÃO, AGRONOMIA, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DIREITO, ECOLOGIA, ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL, ENGENHARIA DE PESCA, ENGENHARIA FLORESTAL, MEDICINA VETERINÁRIA, ZOOTECNIA, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LIBRAS, COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

 

 

IFRO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA: AGRONOMIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FÍSICA, GESTÃO PÚBLICA, MATEMÁTICA, QUÍMICA.

 

 

IFRR - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, GESTÃO HOSPITALAR, LETRAS - ESPANHOL E LITERATURA HISPÂNICA, MATEMÁTICA.

 

 

UFRR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA: ADMINISTRAÇÃO, ANTROPOLOGIA, ARTES VISUAIS, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, DIREITO, ENFERMAGEM, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA ELÉTRICA, FÍSICA, GEOGRAFIA, GEOLOGIA, HISTÓRIA, LETRAS - LIBRAS, MATEMÁTICA, MEDICINA, MÚSICA, PEDAGOGIA, PORTUGUÊS - ESPANHOL, PORTUGUÊS - FRANCÊS, PORTUGUÊS - INGLÊS, PORTUGUÊS - LITERATURAS, PSICOLOGIA, QUÍMICA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, SECRETARIADO EXECUTIVO, AGRONOMIA, MEDICINA VETERINÁRIA, ZOOTECNIA.

 

 

UFCSPA - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE: ALIMENTOS, BIOMEDICINA, ENFERMAGEM, FARMÁCIA, FÍSICA MÉDICA, FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, GASTRONOMIA, GESTÃO EM SAÚDE, INFORMÁTICA BIOMÉDICA, NUTRIÇÃO, PSICOLOGIA, TOXICOLOGIA ANALÍTICA.

 

 

UNIPAMPA - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, GESTÃO PÚBLICA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, AGRONEGÓCIO, CIÊNCIAS DA NATUREZA, ENOLOGIA, ZOOTECNIA, AGRONOMIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE AGRIMENSURA, INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, MATEMÁTICA, NUTRIÇÃO, AQÜICULTURA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, FARMÁCIA, FISIOTERAPIA, MEDICINA VETERINÁRIA, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIA FLORESTAL, GESTÃO AMBIENTAL, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA AGRÍCOLA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE SOFTWARE, ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA, GEOFISICA, GEOLOGIA, MINERAÇÃO, CIÊNCIAS HUMANAS, CIÊNCIAS SOCIAIS - CIÊNCIA POLÍTICA, COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA, JORNALISMO, RELAÇÕES PÚBLICAS, SERVIÇO SOCIAL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS E AMBIENTE, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA QUÍMICA, LETRAS - LÍNGUAS ADICIONAIS INGLÊS, ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS, LETRAS - PORTUGUÊS, MÚSICA, GESTÃO DE TURISMO, HISTÓRIA, LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL, PEDAGOGIA, PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL.

 

 

IFRS - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL: AGRONEGÓCIO, AGRONOMIA, ALIMENTOS, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, CIÊNCIAS AGRÍCOLAS, GESTÃO AMBIENTAL, ZOOTECNIA, ENGENHARIA MECÂNICA, MATEMÁTICA, FÍSICA, HORTICULTURA, LOGÍSTICA, VITICULTURA E ENOLOGIA, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, PROCESSOS GERENCIAIS, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, QUÍMICA, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, DESIGN DE MODA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, MARKETING, PROCESSOS METALÚRGICOS, SISTEMAS PARA INTERNET.

 

 

IFFARROUPILHA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA: ADMINISTRAÇÃO, AGRONEGÓCIO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, MATEMÁTICA, PRODUÇÃO DE GRÃOS, ARQUITETURA E URBANISMO, AGRONOMIA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, GESTÃO PÚBLICA, QUÍMICA, AGROINDÚSTRIA, ENGENHARIA AGRÍCOLA, ZOOTECNIA, ALIMENTOS, COMPUTAÇÃO, SISTEMAS PARA INTERNET, FÍSICA, GESTÃO DE TURISMO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

 

 

IFSUL - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE: AGROINDÚSTRIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DESIGN DE MODA, FÍSICA, GESTÃO AMBIENTAL, GESTÃO DE COOPERATIVAS, QUÍMICA, VITICULTURA E ENOLOGIA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA, ENGENHARIA ELÉTRICA, SANEAMENTO AMBIENTAL, SISTEMAS PARA INTERNET, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO.

 

 

UERGS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL: ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA, ENGENHARIA DE ENERGIA, ADMINISTRAÇÃO RURAL E AGROINDUSTRIAL, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, GESTÃO AMBIENTAL, AGRONOMIA, DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO AGROINDUSTRIAL, ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA, TEATRO, PEDAGOGIA, CIÊNCIAS AGRÁRIAS, HORTICULTURA, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO.

 

 

UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ENFERMAGEM, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA HÍDRICA, GESTÃO PÚBLICA, JORNALISMO, LETRAS - PORTUGUÊS, LETRAS - PORTUGUÊS E ALEMÃO, LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL, LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, LETRAS - REDAÇÃO E REVISÃO DE TEXTOS, LETRAS - TRADUÇÃO ESPANHOL - PORTUGUÊS, LETRAS - TRADUÇÃO INGLÊS - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, NUTRIÇÃO, PROCESSOS GERENCIAIS, TURISMO, AGRONOMIA, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FÍSICA, MEDICINA VETERINÁRIA, METEOROLOGIA, QUÍMICA, QUÍMICA DE ALIMENTOS, ZOOTECNIA, ANTROPOLOGIA, CIÊNCIAS SOCIAIS, FILOSOFIA, HISTÓRIA, PEDAGOGIA, ARQUITETURA E URBANISMO, ARTES VISUAIS, CINEMA DE ANIMAÇÃO, CINEMA E AUDIOVISUAL, DESIGN GRÁFICO, MÚSICA, MÚSICA - CANTO, MÚSICA - CIÊNCIAS MUSICAIS, MÚSICA - COMPOSIÇÃO, MÚSICA - FLAUTA TRANSVERSAL, MÚSICA - PIANO, MÚSICA - VIOLÃO, MÚSICA - VIOLINO, MÚSICA POPULAR, DANÇA, TEATRO, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA AGRÍCOLA, ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELETRÔNICA, ENGENHARIA DE MATERIAIS, ENGENHARIA DE PETRÓLEO, ENGENHARIA GEOLÓGICA, GEOPROCESSAMENTO, ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA, GEOGRAFIA, GESTÃO AMBIENTAL, HOTELARIA, ODONTOLOGIA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, TRANSPORTE TERRESTRE.

 

 

UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: ARQUITETURA E URBANISMO, ENGENHARIA AGRÍCOLA, ENGENHARIA DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA.

 

 

FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE: ADMINISTRAÇÃO, ARQUEOLOGIA, ARQUIVOLOGIA, ARTES VISUAIS, BIBLIOTECONOMIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA BIOQUÍMICA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA CIVIL COSTEIRA E PORTUÁRIA, ENGENHARIA CIVIL EMPRESARIAL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA MECÂNICA EMPRESARIAL, ENGENHARIA MECÂNICA NAVAL, ENGENHARIA QUÍMICA, GEOGRAFIA, GESTÃO AMBIENTAL, HISTÓRIA, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL, LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA APLICADA, OCEANOLOGIA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, TOXICOLOGIA AMBIENTAL, AGROECOLOGIA, CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIA AGROINDUSTRIAL AGROQUÍMICA, ENGENHARIA AGROINDUSTRIAL INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS, COMÉRCIO EXTERIOR, EVENTOS, HOTELARIA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, TURISMO BINACIONAL, ENFERMAGEM, MEDICINA.

 

 

UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SOCIAL, AGRONOMIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA CARTOGRÁFICA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ESTATÍSTICA, FILOSOFIA, FÍSICA, GEOGRAFIA, GEOLOGIA, HISTÓRIA, LETRAS, MATEMÁTICA, QUÍMICA, QUÍMICA INDUSTRIAL, ANÁLISE DE POLÍTICAS E SISTEMAS DE SAÚDE, ENFERMAGEM, ARQUITETURA E URBANISMO, DESIGN, DESIGN DE PRODUTO, ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA, COMUNICAÇÃO SOCIAL, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA, MUSEOLOGIA, BIOMEDICINA, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIAS ATUARIAIS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS, DANÇA, EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA DE ENERGIA, ENGENHARIA DE MATERIAIS, ENGENHARIA DE MINAS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA METALÚRGICA, ENGENHARIA QUÍMICA, ENGENHARIA FÍSICA, ENGENHARIA HÍDRICA, FARMÁCIA, FONOAUDIOLOGIA, ODONTOLOGIA, HISTÓRIA DA ARTE, INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, NUTRIÇÃO, MEDICINA VETERINÁRIA, PEDAGOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, PSICOLOGIA, SERVIÇO SOCIAL, ZOOTECNIA.

 

 

UDESC - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA: ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ENGENHARIA DE PETRÓLEO, AGRONOMIA, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA FLORESTAL, MEDICINA VETERINÁRIA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA MECÂNICA, FÍSICA, MATEMÁTICA, QUÍMICA, ARQUITETURA E URBANISMO, ENGENHARIA DE PESCA, ARTES VISUAIS, DESIGN - INDUSTRIAL, DESIGN GRÁFICO, MODA, BIBLIOTECONOMIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, PEDAGOGIA, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ENGENHARIA DE SOFTWARE, ENGENHARIA SANITÁRIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA, ENFERMAGEM, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE PRODUCAO - HABILITACAO MECANICA, SISTEMA DE INFORMAÇÃO, ZOOTECNIA.

 

 

IFSC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA: ALIMENTOS, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, DESIGN DE PRODUTO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA ELETRÔNICA, ENGENHARIA MECATRÔNICA, GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, RADIOLOGIA, SISTEMAS DE ENERGIA, SISTEMAS ELETRÔNICOS, DESIGN DE MODA, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES, QUÍMICA, FABRICAÇÃO MECÂNICA, FÍSICA, GASTRONOMIA, HOTELARIA, GESTÃO HOSPITALAR, MECATRÔNICA INDUSTRIAL, VITICULTURA E ENOLOGIA.

 

 

IF CATARINENSE - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE: AGRONOMIA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, FÍSICA, MATEMÁTICA, MEDICINA VETERINÁRIA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, PEDAGOGIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS AGRÍCOLAS, QUÍMICA, SISTEMA DE INFORMAÇÃO, DESIGN DE MODA, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA MECÂNICA, GESTÃO DE TURISMO, REDES DE COMPUTADORES, LOGÍSTICA, NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS, SISTEMAS PARA INTERNET.

 

 

UFFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL: AGRONOMIA, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE AQUICULTURA, INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO NO CAMPO, FÍSICA, LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL, MEDICINA VETERINÁRIA, NUTRIÇÃO, QUÍMICA, ADMINISTRAÇÃO, ARQUITETURA E URBANISMO, CIÊNCIAS SOCIAIS, ENGENHARIA AMBIENTAL, FILOSOFIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, PEDAGOGIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENFERMAGEM, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

 

 

IFS - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE: AGROECOLOGIA, ALIMENTOS, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, FÍSICA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ENGENHARIA CIVIL, GESTÃO DE TURISMO, MATEMÁTICA, QUÍMICA, SANEAMENTO AMBIENTAL.

 

 

UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: ADMINISTRAÇÃO, ARTES VISUAIS, ASTRONOMIA, BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS ATUARIAIS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - AUDIOVISUAL, COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA, DESIGN, DIREITO, ECOLOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA AGRÍCOLA, ENGENHARIA AGRONÔMICA, ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE MATERIAIS, ENGENHARIA DE PESCA, ENGENHARIA DE PETRÓLEO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA ELETRÔNICA, ENGENHARIA FLORESTAL, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, ESTATÍSTICA, FARMÁCIA, FILOSOFIA, FÍSICA MÉDICA, GEOGRAFIA, GEOLOGIA, HISTÓRIA, JORNALISMO, LETRAS - ESPANHOL, LETRAS - INGLÊS, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAS - PORTUGUÊS E ESPANHOL, LETRAS - PORTUGUÊS E FRANCÊS, LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, MEDICINA VETERINÁRIA, NUTRIÇÃO, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, QUÍMICA INDUSTRIAL, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, SECRETARIADO EXECUTIVO, SERVIÇO SOCIAL, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, TEATRO, TURISMO, ZOOTECNIA, ARQUEOLOGIA, ARQUITETURA E URBANISMO, DANÇA, MUSEOLOGIA, ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, ODONTOLOGIA, TERAPIA OCUPACIONAL.

 

 

UFABC - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC: CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E HUMANIDADES.

 

 

IFSP - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, GESTÃO AMBIENTAL, VITICULTURA E ENOLOGIA, AGRONEGÓCIO, ALIMENTOS, BIOCOMBUSTÍVEIS, QUÍMICA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, ENGENHARIA CIVIL, MATEMÁTICA, MECATRÔNICA INDUSTRIAL, ARQUITETURA E URBANISMO, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, FÍSICA, GEOGRAFIA, GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL, GESTÃO DE TURISMO, LETRAS, SISTEMAS ELÉTRICOS, PROCESSOS QUÍMICOS, PROCESSOS GERENCIAIS, MANUTENÇÃO DE AERONAVES, ENGENHARIA MECÂNICA, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, SISTEMAS PARA INTERNET, LOGÍSTICA.

 

 

UFSCAR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: ABI - MATEMÁTICA, BIBLIOTECONOMIA, BIOTECNOLOGIA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DE MATERIAIS, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA FÍSICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, ESTATÍSTICA, FILOSOFIA - LICENCIATURA OU BACHARELADO, FÍSICA - LICENCIATURA OU BACHARELADO, FISIOTERAPIA, GERONTOLOGIA, GESTÃO E ANÁLISE AMBIENTAL, IMAGEM E SOM, LETRAS, LINGUÍSTICA, MATEMÁTICA - LICENCIATURA OU BACHARELADO, MEDICINA, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, TERAPIA OCUPACIONAL, TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA, ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ENGENHARIA FLORESTAL, GEOGRAFIA, TURISMO, AGROECOLOGIA, ENGENHARIA AGRONÔMICA, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

 

 

UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO: ABI - CIÊNCIAS SOCIAIS, ABI - FILOSOFIA, ABI - HISTÓRIA, ABI - LETRAS - PORTUGUÊS - ESPANHOL, ABI - LETRAS - PORTUGUÊS - FRANCES, ABI - LETRAS - PORTUGUÊS - INGLES, ABI - LETRAS PORTUGUÊS, HISTÓRIA DA ARTE, PEDAGOGIA, ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS ATUARIAIS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CIÊNCIAS AMBIENTAIS, FARMÁCIA E BIOQUÍMICA, LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS, QUÍMICA INDUSTRIAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA, NUTRIÇÃO, PSICOLOGIA, SERVIÇO SOCIAL, TERAPIA OCUPACIONAL, ENFERMAGEM, INFORMÁTICA E SAÚDE (EXPERIMENTAL), OFTÁLMICA, RADIOLOGIA, INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA DO MAR.

 

 

UFT - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS: ABI - LETRAS, BIOLOGIA, FÍSICA, GEOGRAFIA, GESTÃO DE COOPERATIVAS, GESTÃO DE TURISMO, HISTÓRIA, LOGÍSTICA, MATEMÁTICA, MEDICINA VETERINÁRIA, QUÍMICA, ZOOTECNIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, ADMINISTRAÇÃO, ARQUITETURA E URBANISMO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO, DIREITO, ENFERMAGEM, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENGENHARIA ELÉTRICA, FILOSOFIA, NUTRIÇÃO, PEDAGOGIA, TEATRO, AGRONOMIA, ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA, ENGENHARIA FLORESTAL, QUÍMICA AMBIENTAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, SERVIÇO SOCIAL.

 

 

IFTO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS: ADMINISTRAÇÃO, ALIMENTOS, CIÊNCIAS: BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA, MATEMÁTICA, AGRONEGÓCIO, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENGENHARIA CIVIL, GESTÃO DE TURISMO, GESTÃO PÚBLICA, LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, SISTEMAS PARA INTERNET, AGRONOMIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COMPUTAÇÃO, ARTES CÊNICAS, LOGÍSTICA.

 

 

UNITINS - UNIVERSIDADE DO TOCANTINS: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DIREITO, ENFERMAGEM, ENGENHARIA AGRONÔMICA, SERVIÇO SOCIAL, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LETRAS COM PORTUGUÊS E ESPANHOL, PEDAGOGIA.

 

Postagem mais antiga Página inicial

http://www.enemsimples.info/2015/01/exclusivo-todas-notas-de-corte-do-sisu-2015-enem-2014.html

Twitter

Facebook

RSS

 

Início

Notícias

Resumos

Calculadora Sisu

Agenda ENEM [iOS / Android]

Banco de redações

Contato

ENEM Simples na mídia

 

 

 

Leia mais em: http://www.enemsimples.info/2015/01/exclusivo-todas-notas-de-corte-do-sisu-2015-enem-2014.html#ixzz3wr3oooZx

 

Fonte: http://www.enemsimples.info/2015/01/exclusivo-todas-notas-de-corte-do-sisu-2015-enem-2014.html


Absurdo: Professor de Educação Física Mauro Costa Júnior de 23 anos apanha até morrer em festa de estudantes de Medicina

12/10/2015 16:06:52 - Atualizada às 12/10/2015 21:06:24

Professor apanha até morrer em festa de estudantes de Medicina em Vassouras

Jovem dava aulas de Educação Física e teria sido agredido por cerca de 30 alunos de universidade na zona Norte do Rio

O DIA

Rio - Uma briga entre jovens que participavam de uma festa das Olimpíadas Regionais dos Estudantes de Medicina (Orem), em Vassouras, no Sul Fluminense, causou a morte do professor de educação física Mauro Costa Júnior, de 23 anos. A polícia já tem pistas dos estudantes que se envolveram na confusão, e aguarda que eles se apresentem espontaneamente nas próximas horas.

Segundo informações de testemunhas, um grupo de pelo menos 30 estudantes de uma faculdade de Medicina de Cascadura, na zona Norte do Rio, depois de uma discussão no local da festa, no Parque de Exposições do município. 

Matheus Medeiros contou que voltava para casa com Mauro, seu primo, quando ele encostou num jovem. “Ele pediu desculpas e não adiantou. Imediatamente dezenas de estudantes foram para cima dele. Foi pura covardia”, lamentou.

O jovem chegou sem vida ao Hospital Universitário de Vassouras, depois de ter sido socorrido por outros alunos, segundo a Polícia Militar. Ele teve traumatismo craniano e na coluna.

A 95ª DP (Vassouras) investiga o caso. Até a noite ninguém tinha sido preso.

Em nota, a comissão organizadora do evento lamentou o ocorrido e afirmou que a tragédia não tem relação com as Olimpíadas Regionais, já que , "apesar do fato ter ocorrido concomitante ao evento, o jovem não participava do mesmo".

Evento é uma tragédia anunciada

Pelo menos sete mil universitários participam das olimpíadas, que, nos intervalos dos jogos, promovem as festas, constestadas por boa parte dos moradores de Vassouras. Os jogos reúnem 23 faculdades do Rio e do Espírito Santo.

Segundo internautas, o evento “é uma tragédia anunciada”, uma vez que, de acordo com eles, a pacata cidade não comporta tanta gente. só nesta edição, o Orem reúne sete mil estudantes, em pontos de encontros “sempre regados a muita bebida e drogas”.

“Jovens saem ao som de músicas alucinantes, fazem orgias, consomem álcool e drogas de forma inacreditável, e depois se transformam em galos de brigas em tudo quanto é canto de Vassouras”, postou a estudante Gracciely Moraes. Outros, porém, defenderam o Orem. “Falta de civilização não é culpa do Orem, que movimenta o comércio, a infra-estrutura e setor imobiliário na cidade”, argumentou o estudante Anacleto Dias.

Maioria das festas termina em brigas

Eventos envolvendo estudantes de medicia em festas no Sul Fluminense estão se tornando cada vez mais polêmicas. A maioria termina em brigas e com a presença da polícia, acionada por moradores. Em Volta Redonda, por exemplo, moradores do bairro Jardim Amália 1 iniciaram abaixo-assinado contra festas em plena área residencial promovida rotineiramente por estudantes de uma república, na altura do número 246 da Rua Almirante Barroso.

“O som altíssimo e a até altas horas, em qualquer dia da semana, se tornou um calvário para a vizinhança. Os estudantes não respeitam ninguém, nem idodos e acamados que moram nas imediações”, comentou Gildete Marcondes, que mora num prédio de sete andares em frente a república. A Polícia Militar informou que sempre tem atendido os moradores, quando acionada


Caso Decoradora: A decoradora Emanuely Félix que deu calote de R$ 800 mil e fez 78 vítimas em MT é ouvida pela Polícia Civil

Decoradora que deu calote de R$ 800 mil e fez 78 vítimas em MT é ouvida pela Polícia Civil

HojeNews - A decoradora de festas Emanuely Félix, que desapareceu deixando de prestar serviços contratados por várias clientes, se apresentou à Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (26/3), em Cuiabá. Ela é acusada de fazer 78 vítimas e poderá responder pelos crimes de estelionato e propaganda enganosa.

Acompanhada de um advogado, ela foi interrogada pela delegada Ana Cristina Feldner. Emanuely afirma não teve a intenção de aplicar golpe em seus clientes, e teria falido após má administração financeira da empresa e atual crise do país.

Ela disse que não fugiu com o dinheiro dos clientes, mas que resolveu deixar a cidade por desespero, após perceber que não daria conta de atender aos compromissos. A acusada teria ficado na casa de parentes em São Paulo.

Emanuely calcula que a dívida é de cerca de R$ 800 mil, entre clientes, funcionários, fornecedores e alugueis. Ela alega não ter patrimônio para restituir o dinheiro das vítimas. Até agora, 22 clientes registraram o boletim de ocorrência contra a suspeita.

“Esperamos que outras vítimas procurem a Decon, dentro do prazo para conclusão do inquérito. Neste período, a delegacia vai apurar se de fato a acusada não tem condições de quitar as dívidas, não descartando a hipótese de representação pela prisão da suspeita na conclusão do procedimento”, destacou a delegada.


Sexo Animal: Cães se acasalam em pleno corredor do Fórum de Cuiabá; veja

04.12.2014 | 14h04

 

DIRETO AO PONTO / SEXO ANIMAL

Cães se acasalam em pleno corredor do Fórum de Cuiabá; veja

DA REDAÇÂO

Depois dos gatos, agora é a vez dos cães de rua invadir o Poder Judiciário. Os cachorros andam pelos corredores livremente pelo Fórum de Cuiabá. Nada contra os bichos, mas, venhamos e covenhamos, não é nada recomendável. Dois deles, sendo uma cadela no cio, chegaram até a 'cruzar' em um dos corredores da instituição. A foto já é viral no Facebook e whatsApp. Já pensou se a moda pega? O presidente do TJ/MT terá de pensar num canil urgente...


Tragédia: Morre adolescente de 16 anos agredida a pauladas, pedradas e tijoladas na cabeça em MT

Morre em Sorriso adolescente de 16 anos agredida a pauladas, pedradas e tijoladas na cabeça

HojeNews – Uma adolescente de 16 anos agredida em Peixoto de Azevedo a pauladas, pedradas e tijoladas no rosto não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Regional de Sorriso neste sábado (29).

Alice França de Castro estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde 25 de novembro. Ela foi encontrada desmaiada pela mãe. Após receber os primeiros socorros em uma unidade de saúde da cidade, foi transferida para Sorriso.

Segundo Sirley da Silva França, a filha era usuária de drogas. Ela ficou internada nove meses em um centro de recuperação, mas voltou a morar na rua e a consumir entorpecentes logo depois. Alice era mãe de uma menina de um ano.

O corpo foi trasladado de volta para Peixoto de Azevedo, onde será sepultado. A Polícia investiga o crime.


Tragédia na Av.Fernando Correa:Com histórico de embriaguez,motorista Joaci Leocádio vai responder por homicídio após acidente que matou um e feriu 7

Notícias / Cidades

26/11/2014 - 11:17

Com histórico de embriaguez, motorista vai responder por homicídio após acidente que matou um e feriu sete

Da Redação - Patrícia Neves

O motorista identificado como Joaci Silva, de 29 anos, vai responder por crimes de homicídio culposo, lesão corporal culposa e por embriagues ao volante. Neste momento, ele é autuado pelo delegado Celso Renda, plantonista da Delegacia do Carumbé, conforme a assessoria da Polícia Civil.

Acidente com 5 veículos mata uma pessoa e deixa militar em estado grave e motorista bêbado é preso

Com antecedentes por uso de bebidas e direção, Joaci é apontado como pivô de um acidente que resultou na morte do rapaz Diego Kischel, 20 anos, e ainda feriu sete pessoas. A tragédia envolveu cinco veículos e foi registrada por volta das 4h no viaduto da MT-040, avenida Fernando Corrêa da Costa. Detido em flagrante, o rapaz se recusou a realizar o teste de alcoolemia, de acordo com o relato descrito no Boletim de Ocorrências da PM.

Entre as vítimas em estado grave encontra-se um cabo lotado no 9º Batalhão da PM que trabalhava no momento do acidente e foi atropelado.

O delegado plantonista da Delegacia do Planalto Celso Renda confirmou a informação de que Joaci já havia sido preso no último dia 19 por embriaguez ao volante. Ele pagou fiança e respondia a processos em liberdade. O mesmo delegado que irá ouvir Joaci em depoimento ainda nesta manhã foi responsável pela autuação anterior.

Do total de feridos no acidente, o cabo da Polícia Militar identificado até o momento apenas como Demétrio foi submetido a diversos exames na manhã de hoje no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá onde permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em coma.

O acidente

Alcoolizado, Joaci bateu o veículo Gol, placas JYT 8822, contra uma mureta do viaduto e parou o carro na contra-mão. Os policiais do 9º Batalhão que atendiam a ocorrência foram atingidos por um veículo Corolla que bateu ainda contra uma Fiat Punto, um Pálio Weekend da PM e ainda uma motocicleta. O condutor do Corolla morreu.


Descarga Elétrica: Cavalo da PM leva choque de 2 mil volts e morre na Arena Pantanal

Polícia

Domingo, 23 de Novembro de 2014, 23h:40 | Atualizado:

DESCARGA ELÉTRICA

Cavalo da PM leva choque de 2 mil volts e morre na Arena Pantanal

Da Redação

Um cavalo da Polícia Militar morreu eletrocutado no final da tarde deste domingo na área externa da Arena Pantanal, em Cuiabá. O acidente ocorreu logo após a partida entre Santos e São Paulo.

O animal sofreu a descarga elétrica numa área gramada. De acordo com a Rede Cemat, ele sofreu um choque de mais de 2 mil volts. O policial militar que estava montando o cavalo não sofreu ferimentos.

A retirada do cavalo só foi feito no período da noite, após os torcedores deixarem o estádio. Foi necessário desligar a energia do Complexo da Arena Pantanal para que o resgate fosse feito com segurança.

A cavalaria da Polícia Militar de Mato Grosso foi criada para atuar na Copa do Mundo. Após o Mundial, ela é disponibilizada para grandes eventos para auxiliar na segurança pública.

A partida entre Santos e São Paulo na noite de hoje reuniu mais de 30 mil torcedores.


Abuso Sexual: Vereador é investigado após vídeos de sexo explícito com duas adolescentes 15 e 16 anos

Vereador é investigado após vídeos de sexo explícito com duas adolescentes 15 e 16 anos

Um vereador do município de Apuí, a 435km de Manaus, é suspeito de aliciar menores de idade. As investigações iniciaram após a divulgação de vídeos em que ele aparece supostamente gravando cenas de sexo explícito com duas adolescentes. As imagens se espalharam na cidade. Uma das vítimas filmadas é sobrinha do vereador do município Dirlan Gonçalves (PROS). O parlamentar entrou com pedido de cassação do colega. A Câmara Municipal de Apuí ainda não se pronunciou sobre esta solicitação. Segundo a polícia, as vítimas têm 15 e 16 anos.

Em entrevista ao G1, o titular da delegacia de Apuí, Francisco Rocha, contou que familiares de uma das vítimas formalizaram a denúncia na última sexta-feira (14). "A família chegou à delegacia com dois vídeos pornográficos do parlamentar com duas adolescentes. Já ouvimos as duas meninas e comprovamos que são menores de idade - uma de 15 e outra de 16 anos", informou.

O delegado ressaltou ainda que uma terceira adolescente, de 16 anos, se apresentou à delegacia afirmando também ter sido vítima do vereador. "Ouviremos todas as vítimas e testemunhas circunstanciais que receberam o vídeo nos telefones até esta quarta-feira para aprofundarmos as investigações", destacou.

O parlamentar, segundo o delegado, não está no município, mas já foi notificado para prestar depoimento na delegacia de Apuí até esta quinta-feira (20). "No momento, ele está em Rondônia. Ele já foi notificado. O depoimento dele está marcado, mas ele pode acontecer até o final desta semana", explicou.

Os vídeos que chegaram à polícia serão encaminhados ainda nesta semana a dois peritos do município para avaliar a veracidade das imagens. "Eles serão capazes de analisar se houve fraudulação do material que está circulando pelo município. Caso a autoria do crime seja comprovada, ele será autuado como determina o Artigo 240 do Estatuto da Criança e do Adolescente - que trata da filmagem de menores de idade em cenas pornográficas", contou.

Nas imagens investigadas, as jovens pedem para que o homem pare de filmar, mas ele mantém a câmera ligada. Em determinado momento, o rosto do suspeito é filmado beijando uma das adolescentes.

Ao G1, o vereador Dirlan Gonçalves informou que é tio de uma das meninas que aparece em um dos vídeos e disse que pediu a cassação do mandato do suspeito. "Aconteceu com alguém da minha família, mas com outras meninas também. Não podemos ficar nesta situação", falou.

A reportagem entrou em contato com a Câmara Municipal de Apuí na manhã desta segunda-feira (17) para verificar se já foi dada entrada no pedido de cassação do vereador e se há uma possível data de análise da solicitação, mas o presidente da Casa estava em reunião e não falou com o G1. A equipe tentou contato ainda com o suspeito, mas ele não atendeu aos telefonemas ou respondeu a mensagens.

O G1 contatou ainda o PSB, partido ao qual o vereador que aparece nas imagens é filiado. Por telefone, o presidente do partido, Marcelo Serafim, afirmou que entrará com pedido de desfiliação do vereador.

"Tomei conhecimento agora e o partido vai acionar o diretório municipal para obter informações. As informações sendo procedentes, o vereador será, dentro do processo legal, desfiliado do partido. O Partido Socialista Brasileiro não permite este tipo de indivíduo dentro de seus quadros. Nós, hoje mesmo, vamos tomar as devidas providências dentro do processo legal para que, se for verdadeira a denúncia, ele seja afastado dos nossos quadros de imediato", disse.


Por causa de Mulher: Oficial do Exército mata filho autista com vinho e tranquilizantes, tenta suicídio e sobrevive

12.11.2014 | 11h10

POLÍCIA / POR CAUSA DA MULHER

Oficial do Exército mata filho autista com vinho e tranquilizantes, tenta suicídio e sobrevive

UOL

Um subtenente do Exército Brasileiro, de 45 anos, é suspeito de assassinar o filho autista, de apenas 9 anos, com tranquilizantes. Antes, o homem teria agredido a esposa e a obrigado a tomar a medicação. Depois, ele ingeriu o mesmo remédio tarja preta, com o objetivo de tirar a própria vida. O caso ocorreu na madrugada de terça-feira (11), no Conjunto Napoleão Viana, no Bairro Dias Macedo, em Fortaleza.

Logo após o fato, o militar identificado como Francilewdo Bezerra publicou uma mensagem na rede social Facebook. “Temos dois filhos especiais. Vou levar um comigo. Obriguei ela a beber vinho com seus tranquilizantes para dormir e não ver o que vou fazer. Me perdoem, família, mas a carga tá grande demais, e não aguento mais sofrer calado vendo essa mulher se anular há 10 anos”, conta na publicação. 
Ainda na postagem, o subtenente explica que a esposa pediu o divórcio, por tratá-lo como irmão, e supostamente teria um caso com outro homem. “Sei que ela nunca escondeu ser casada, e abdicou a vida pelos filhos. Queria morrer ao lado dela (…) Eu a machuquei muito, eu enlouqueci. Quem ver essa postagem, veja se ainda há jeito de salvá-la”, diz.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo