Social

20/04/2018 20:00

Lançamento do Documentário sobre a vida e obra do escritor Moisés Martins intitulado "Inspiração & Poesia" no próximo dia 20/04 às 20h no Cine Teatro


DOCUMENTÁRIO
MOISÉS MARTINS: INSPIRAÇÃO & POESIA
Apresentação
Este projeto nasceu do entusiasmo em registrar cinematograficamente a pessoa inspiradora que é Moisés Mendes Martins Júnior, integrante da plêiade luminosa dos poetas e artistas de Cuiabá-MT.
Sua vida é uma epopeia da qual verte inspiração que colore produções artísticas em que brotam de seu coração sensibilíssimo. Reconhecido por todo Estado de Mato Grosso como um dos seus filhos mais ilustres. Incansável estudante; nobre marido; amoroso pai; indefectível profissional nas áreas da saúde, educação e política do Estado de Mato Grosso. Faltam adjetivos para descrever o espírito radiante que é Moisés Martins.
Seu coração acalorado jamais foi impedido de sentir a beleza em tantos aspectos que o cerca. Escreveu milhares de poemas sob os mais variados temas, nas mais variadas expressões do sentimento humano, dando perfume especialmente ao que se refere à regionalidade. Moisés é um dos fiéis escudeiros do movimento chamado Cuiabania, que surge da certeza de que em Cuiabá: cidade tricentenária, as expressões artísticas surgem no cotidiano do povo cuiabano, através da inigualável hospitalidade e de sua maneira simples e alegre de passear pela vida através da sinuosidade de suas ruas estreitas e arqueadas.

A Produção
Esta será a segunda produção do diretor, roteirista e editor Rafael Martine, desta vez, na perspectiva biográfica, registrando cinematograficamente a personalidade ilustre de Moisés Martins. O documentário é independente, não havendo investimento público, aborda três aspectos: a vida pessoal; a atuação na política; a importância de suas produções para a cultura mato-grossense. Conta com o depoimento e entrevistas de importantes personalidades como Roberto França, J. Astrevo, João Eloy, Dr. Carrara e Pescuma. Apresenta o emocionante relato de sua esposa e de seus três filhos, revelando a nobreza deste homem no seu seio familiar. Dessa forma, esta obra entrará para a história documentada de Cuiabá, servindo como fonte para futuras pesquisas.

 Sinopse
Moisés Martins é poeta das belezas do Cerrado e do Pantanal; de Cuiabá em todas as suas cores e emoções. Sua vida é marcada pela intensidade em suas produções profissionais, políticas e culturais. Cirurgião dentista fundador e primeiro Presidente do Conselho de Odontologia do Estado do Mato Grosso; membro da Academia Mato-Grossense de Letras; Ex-Vereador de Cuiabá; Ex-Secretário Municipal de Cultura de Cuiabá; músico e poeta; esposo da talentosa artista plástica Maria Capistrano Martins, pai amoroso de Eber, Ellen e Ely.
Nesta obra são abordados os aspectos de suas produções culturais e de sua atuação política, não obstante, revela aspectos de sua vida pessoal, especialmente narrada por ele mesmo e por sua família, para que os espectadores e estudantes da história de Cuiabá possam compreender o universo em que vive este baluarte da cultura mato-grossense.
Ficha técnica
Título Documentário: Moisés Martins: inspiração & poesia
Ano produção: 2018
Dirigido por Rafael Martine
Produção: Paulo Roberto de Melo
Assistente de direção: Ivanete Marques de Souza e Rafael de Siqueira Neto
Edição de Som: Ellcyo Castro
Diretor de Criação Gráfica: Ruither de Rezende
Diretor de Marketing: Milton Alves Pedrozo
Estreia: 20 de abril de 2018 no Cine Teatro de Cuiabá (Cuiabá-MT)
Duração: 70 minutos
Definição: HD 1080p
Classificação: Livre
Gênero: Documentário Nacional
Países de Origem: Brasil


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo